19/11/2014 - Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio

Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
O legado de Zumbi dos Palmares foi lembrado na noite de ontem(18), em ato solene realizado na Câmara de Vereadores de Esteio, proposição do presidente Leonardo Dahmer(PT). Além de apresentações artísticas, a exemplo de um esquete contando a história da capoeria, os participantes da cerimônia puderam acompanhar a entrega de honrarias a 22 personalidades negras da comunidade escolar. Neste ano, a homenageada especial foi a professora Sônia Beatriz Soares Moraes, da escola João XXIII. Na oportunidade, o presidente Leonardo Dahmer(PT), destacou que a Semana da Consciência Negra faz parte do calendário de eventos há muitos anos no Legislativo e afirmou a importância da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio."É preciso impulsionar tudo aquilo que ainda precisa ser conquistado", disse.
 Durante o evento, o prefeito Gilmar Rinaldi afirmou que a atividade vem crescendo e a discussão vem se destacando na educação formal, em forma de processo da cultura popular. "O assunto vem se fortalecendo e a tendência aumentar a discussão em torno do tema, momento em que se criam novas perspectivas e novas oportunidades", salientou.
A solenidade em homenagem ao Dia da consciência Negra vem sendo realizado há mais de oito anos pela Câmara de Vereadores e reconhece a comunidade negra com atuação destacada na cidade, indicadas pelas entidades representativas.
Confira os homenageados deste ano: Ana Paula Rodrigues da Silva Adriana Regina da Silva Bernardo Andréia Soares Marques Angelita Lopes Trindade Aline Duarte Beatriz Christino Maia Dircenara Sanger dos Santos Elizonete Pedroso Paulo de Souza Emilly Silveira Rodrigues Geneci Mara da Rosa e Silva Júlia Thaisi Teixeira Oliveira Kizi de Cassia Prates Chagas Mara Marlene Meirelles Rodrigues Marley Alexandre Garcia da Silva Mara Alice Saraiva de Melo Neusa Marilde da Silva Ricardo Zymbábwe Rosângela Marques Stephanie Fagundes Sônia Beatriz Soares de Morais Sônia Marisa Felício da Silva Vitória dos Anjos.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos