19/11/2014 - Exposição “Consumo Consciente"

Exposição “Consumo Consciente
Encerra-se hoje(19), às 18 horas, a exposição “Consumo Consciente”, atividade integrante da Semana da Diabetes, que ocorre nas dependências da Câmara de Vereadores. A mostra apresenta embalagens de alguns dos principais alimentos industrializados consumidos, salientando a quantidade de açúcar, sal e gordura que cada um contém. A mostra, de iniciativa das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, visa impactar, bem como conscientizar as pessoas acerca dos alimentos que estão ingerindo. 
Na oportunidade, a nutricionista Maria Lúcia Porcello e a técnica em nutrição, Lisandra Rodrigues Ferreira explicaram um pouco sobre a exposição e deram dicas sobre uma alimentação mais saudável. “Esta mostra foi elaborada nas escolas infantis, onde desenvolvemos nosso trabalho e quisemos mostrar com isso que é muito importante sabermos escolher e dosar a quantidade de certos produtos alimentícios (termo utilizado para produtos industrializados), optando preferencialmente por alimentos naturais. Com esta atitude, podemos prevenir doenças como a diabetes e a obesidade”, disse Maria Lúcia. 
Segundo as profissionais, a exposição tem contribuído para uma mudança de comportamento de algumas pessoas que a visitaram, fazendo com que haja uma reflexão para a reformulação de hábitos alimentares. A nutricionista comenta que haverá um planejamento para que a exposição possa se tornar itinerante, podendo ser apresentada em diferentes escolas. “É importante que se trabalhe desde a infância a cultura familiar, no intuito de preconizar hábitos alimentares mais saudáveis”, finaliza Maria Lúcia.
 A Semana da Diabetes foi instituída por um Projeto de Lei, de iniciativa da vereadora Beatriz Lopes (PT) e do vereador Marcelo Kohlrausch(PDT). Segundo os proponentes, a primeira atividade teve a parceira do Instituto da Criança com Diabetes. Para o próximo ano, segundo os vereadores, ocorrerão mais atividades durante a semana e a realização da Corrida de Prevenção ao Diabetes, também de iniciativa dos parlamentares.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156