Acessibilidade em prédios públicos foi tema de renião na Câmara de Esteio

Trensurb anuncia melhorias na passarela de Esteio

20/08/2014 - A acessibilidade nas estações de trem e nos prédios públicos do município de Esteio, foi pauta de reunião proposta pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, composta pelos vereadores Marcelo Kohlrausch (PDT), Rafael Figliero (PTB), Harri Zanoni (PSB), Michele Pereira (PT), na tarde de ontem(19), na Câmara de Vereadores. Com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), da Trensurb, do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) e de uma empresa que desenvolve um projeto com parceria da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência no Rio Grande do Sul (Faders), o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch, questionou a situação do termo de ajuste e conduta assinado entre Ministério Público e Município contemplado acessibilidade, bem como sobre as ações concretas de inclusão das pessoas com deficiência no acesso aos prédios públicos. Segundo Kohlrausch, dados do censo de 2010 apontam que cerca de 20 mil habitantes de Esteio possuem algum tipo de deficiência. "O município precisa fazer contanto com a Faders, que é a entidade mais indicada para auxiliar nestas situações", disse.

Conforme o representante da secretaria de Desenvolvimento Urbano, Carlito Beuren, foi criado um grupo de trabalho para que cada pasta fizesse as suas modificações e avançasse na sua área. Em relação à educação, ele afirmou que, algumas escolas já possuem elevadores e que, praticamente todas, têm banheiros adaptados. "Mas, o mais importante foi a criação do projeto “Esteio Acessível”, que visa a instalação de rampas para acesso a edificações, colocação de piso tátil (para deficientes visuais), eliminação de desníveis em calçadas, entre outras ações para tornar o Município mais acessível. O programa será dividido em duas etapas e tem até oito anos para ser concluído", alegou.

Na oportunidade, a vereadora Michele Pereira, questionou os representantes da Trensurb sobre as passarelas sem acessibilidade, limpeza e manutenção. Segundo o representante da Trensurb, Rafael Lopes, a implantação de um elevador na estação Esteio já está programada para iniciar em 14 de setembro de 2014. “Decidimos esperar passar a Expointer para não causar transtornos”, explicou. Também representante da Trensurb, Marcele Ribeiro, informou que a empresa está aguardando uma verba de R$ 19 milhões junto ao PAC e Governo Federal para implantar mais uma escada rolante outra passarela em Esteio. Ela reforçou que a empresa está trabalhando na adequação e revitalização de todas as estações da Trensurb, além da manutenção das passarelas. “As demandas das estações são urgentes, pois elas são muito utilizadas todos os dias”, comentou a vereadora.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Esteio (Compede), Vera Silva, lembrou que de 25 a 29 de agosto acontece a Semana da Pessoa com Deficiência, na Câmara de Vereadores e na Rua Coberta, com diversas ações. Para o presidente da Comissão, é muito importante esta semana para homenageá-los, mas é preciso mudanças positivas. "Vamos fiscalizar e buscar a realização dessas ações”,completou.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156