22/07/2014 - Esteio: Programa voluntário de esporte busca espaço para treinos

Esteio: Programa voluntário de esporte busca espaço para treinos
Uma nova reunião para tratar sobre a utilização dos espaços escolares municipais para o desenvolvimento de atividades esportivas junto às crianças em situação de vulnerabilidade social foi realizada na tarde de hoje (22), entre a Comissão de Educação, integrada pelos vereadores Beatriz Lopes(PT) e Rafael Figliero(PTB); a voluntária do projeto social, Mara Gross e a representante da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE), Tissiana Araújo de Souza. O assunto já havia sido abordado na semana passada, quando a voluntária relatou o problema aos vereadores, especialmente com a escola Flôres da Cunha. "O acesso aos espaços das escolas sempre foi livre para realizar as atividades com os jovens. Mas, mesmo com apoio da direção, não está sendo permitida a utilização da quadra . O que me preocupa é que outras pessoas que realizam trabalhos voluntários também não estão podendo utilizar. Já estão procurando outras cidades, a exemplo de Canoas e buscando, inclusive os espaços nas escolas da rede estadual”, comentou. A representante da secretaria de Educação salientou que não tem conhecimento da liberação das quadras para as escolinhas. Tissiana Souza disse, também, que a escola Flores da Cunha não aderiu ao programa Escola Aberta. De acordo com a vereadora Beatriz Lopes, a adesão ao programa Escola Aberta seria a melhor opção. "O problema é que o programa funciona somente aos finais de semana, não atende às necessidades dessas escolinhas de futebol, que precisam treinar durante a semana. Vamos buscar uma forma de legalizar e resolver o problema”, explicou a vereadora. Durante a reunião surgiram varias sugestões, entre elas a utilização dos espaços na Praça da Juventude, que também se torna inviável devido à distância para o deslocamento das crianças. Já o vereador Rafael Figliero solicitou que a pasta estude a possibilidade de criar um convênio que contemple todos, bem como a forma de utilização do espaço. Os vereadores devem aguardar para os próximos dias a resposta oficial da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156