22/10/2014 - Comissão de Urbanização debate esgotamento sanitário na Vila Bom Jesus

Comissão de Urbanização debate esgotamento sanitário na Vila Bom Jesus
Moradores sofrem com falta de limpeza das fossas
  A Comissão de Urbanização, constituída pelos vereadores Marcelo Kohlrausch (PDT), Rafael Figliero (PTB) e Harri Zanoni (PSB), reuniu-se na tarde de ontem(21) com o gerente da Corsan, Abraão Farias e o morador da Vila Bom Jesus, Jaime da Silveira. Na pauta, o serviço de limpeza e de manutenção das fossas na vila, área que está prestes a ser regularizada pelo Executivo. O presidente da Comissão, Marcelo Kolrausch, relatou que , em recente reunião com o secretário de Obras, José Luiz da Silva, a informação é de que a obrigação legal de realização do serviço, de acordo com o contrato, é da Corsan. "O serviço de limpeza estava sendo realizado pela prefeitura em benefício aos moradores, mas a obrigação é da estatal", alegou na época. Na oportunidade, Farias explicou que a Vila Bom Jesus não é responsabilidade da Corsan. “A prefeitura cedia um caminhão que levava os resíduos para tratamento em na unidade da Corsan em Canoas. Entretanto, este caminhão não está mais licenciado", destacou.
  O gerente sugeriu uma parceria entre a Corsan e a prefeitura. "Doamos as tubulações e a prefeitura entra com o equipamento e mão de obra para resolvermos a situação”, disse.
Silveira pediu atenção para com o caso, visto que a limpeza das fossas abrange a qualidade de vida da população local. “Estamos aguardando um parecer seja da prefeitura ou da Corsan para que nosso problema seja sanado. Não é possível deixar as coisas como estão”, desabafa. A Comissão de Urbanização vai oficiar ainda nesta semana a prefeitura, a fim de encaminhar a sugestão de Farias sobre a possível parceria da Corsan .
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156