25/04/2014 - Câmara de Esteio repassa R$ 200 mil para auxiliar no combate às enchentes

Câmara de Esteio repassa R$ 200 mil para auxiliar no combate às enchentes
O Plenário aprovou na última terça-feira, 22, por unanimidade, o repasse ao município R$ 200 mil para auxiliar nas ações de combate as cheias. A medida, de iniciativa da Mesa Diretora, através do presidente Leonardo Dahmer(PT), teve apoio dos vereadores Beatriz Lopes(PT), Harri Zanoni(PSB), Felipe Costella(PMDB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello(SDD), Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero(PTB). Conforme o secretário de Obras e Viação, José Luiz da Silva, a partir da iniciativa da Câmara será possível manter os serviços de limpeza, desobstrução de bueiros, tubulação e hidrojateamento nos bairros. "As equipes continuam realizando a desobstrução dos canos da rede de esgoto, de forma mais intensa, a fim de resolver os problemas de alagamentos, mas o custo é elevado devido ao aluguel do equipamento, que tem custo somente do hidrojato de R$ 2.750,00 a diária.", destacou. Segundo o secretário, que apresentou um relatório das atividades realizadas durante os meses de janeiro, fevereiro e março, são 13 equipes trabalhando em toda a cidade, alternando limpezas de bueiros, raspagem e capina de mato no meio-fio e retirada de lixo dos arroios. Nos próximos dias, as equipes devem estar no bairro Tamandaré, que, de acordo com o secretário, sofre com alagamentos devido ao entupimento da rede de esgoto. "Nossa equipe está na BR 116 e Vila Osório, onde está ocorrendo a remoção dos resíduos que entopem a rede e impedem a vazão de água das chuvas, dando continuidade ao mutirão de combate às cheias", relatou. O secretário disse, ainda, que retirada de materiais depositados nos encanamentos foi dificultada pela grande quantidade de resíduos encontrados na rede. "Encontramos até tijolos dentro da tubulação, que está, praticamente, toda obstruída", alegou. José Luiz da Silva também informou a ampliação das galerias das rua Dona Isabel, no Bairro Liberdade.Além disso, o secretário falou da necessidade de implantar o Plano Diretor de Drenagem Urbana para que os administradores possam planejar e criar mecanismos de gestão para bacias de macro e microdrenagens. "O custo do plano é de R$ 1,6 milhões", ressaltou.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156