25/07/2014 - Esteio: Presidente da Câmara participa da formatura do Pronatec

Esteio: Presidente da Câmara participa da formatura do Pronatec

O presidente da Câmara dos Vereadores de Esteio, Leonardo Dahmer(PT), participou na última quinta-feira, 24, da formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Durante a cerimônia, que ocorreu no prédio do Legislativo, 254 formandos receberam os certificados de conclusão das capacitações em Auxiliar Administrativo, Almoxarife de Obras, Administração de Banco de Dados, Inglês Básico, Instalador Predial de Tubulações de Gás Combustível, Programador Web, Cabeleireiro, Corte e Costura, Cuidador de Idoso, Maquiador, Manicure e Pedicure, Operador de Computador, Recepcionista e Jardineiro.

Para Dahmer, o município tem dado exemplo de parceria na realização do programa e também destacou a importância da conquista de uma universidade pública, através da Univales, movimento desencadeado em vários municípios da região do Vale do Sinos. O presidente aproveitou para parabenizar os estudantes: "É muito gratificante ver que o programa está dando certo e crescendo cada vez mais", falou. O prefeito Gilmar Rinaldi parabenizou a força de vontade dos formandos, que foram atrás de novas oportunidades.

O que é o Pronatec

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em Esteio, a ação, que tem parceria com a Prefeitura, já formou cerca de 1,5 mil alunos desde seu início, em 2012. Quase 70% dos alunos inseridos no programa são mulheres e mais da metade são jovens entre 16 e 29 anos. Pelo programa, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, do Senac, do Senar e do Senat. A Prefeitura de Esteio iniciou esta parceria com 300 vagas ofertadas e, este ano, tem uma previsão de formar 1,6 mil alunos.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Esteio: Presidente da Câmara participa da formatura do Pronatec