26/02/2014 - Serviços de atendimento de urgência e emergência são tema de reunião Câmara de Vereadores

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, representada pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Jaime da Rosa (PSB) se reuniu na tarde de ontem (25) com representantes da Coordenadoria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Fundação São Camilo e Corpo de Bombeiros. A intenção foi de buscar informações sobre as competências das viaturas que prestam atendimento de urgência e emergência na cidade. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de saúde, vereador Leonardo Pascoal.

Na oportunidade, o coordenador do Samu, o enfermeiro Laércio Kerber, explicou que o serviço é responsável, através do telefone 192, por atendimentos clínicos e de traumas, como problemas cardiorrespiratórios, Acidente Vascular Cerebral (AVC), intoxicação e crises hipertensivas. Os bombeiros por sua vez, através do 193, realizam salvamentos em acidentes de carro, moto, caminhão, bicicleta, ferimentos por arma de fogo ou arma branca e podem solicitar apoio do SAMU de acordo com a gravidade do paciente. Kerber explicou, ainda, que os atendimentos do Samu são regulados por uma Central de Emergências Médicas, onde os profissionais definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Ele enfatizou que o serviço não faz remoções: “Trabalhamos com prioridades de urgência e emergência. As remoções são realizadas pelas ambulâncias da Secretaria de Saúde do Município”, esclareceu, reforçando a necessidade da aquisição de mais uma ambulância reserva para a Fundação.
De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Esteio, sargento Álvaro do Nascimento, a Corporação de Esteio está com falta de efetivo. “Estamos com as duas ambulâncias novas paradas no quartel porque falta de efetivo”, declarou. Um dos fatores, segundo o comandante, são as transferências dos bombeiros para as cidades de origem e sugeriu que seja feito um projeto de moradias para fixar os bombeiros no município.
O vereador Jaime da Rosa (PSB) observou que considera o serviço via central de regulação, centralizado e burocrático. “Admiro o trabalho de ambas as equipes, Samu e bombeiros, apenas acho que o serviço poderia ser menos burocrático se não fosse regulado por uma central em Porto Alegre”, falou. Kerber salientou que as equipes trabalham com prioridades e com o tempo limite de até 12 minutos para chegar ao local após o encerramento da chamada, ele lamentou a ocorrência de acionamentos por trotes, o que compromete a eficiência do trabalho.
 O Diretor Administrativo da Fundação São Camilo, o médico Marcelo Saldanha, destacou o trabalho de apoio dos bombeiros: “Os bombeiros tem um preparo que a nossa equipe não tem e nós temos um preparo que os bombeiros não tem, então é importante o trabalho em conjunto, cada um com as suas competências”, disse, ressaltando que a Fundação vai contratar também uma empresa terceirizada para o transporte de pacientes de menor gravidade. O Diretor aproveitou a oportunidade para comunicar à Comissão que a designação do grupo de morbimortalidade, acordada na última reunião, com o objetivo de investigar as circunstâncias do elevado índice de óbitos na Fundação já foi feita, e que posteriormente será entregue um documento contendo estatuto, regras e os nomes dos integrantes.
A vereadora Michele Pereira (PT), perguntou se existe um canal de reclamação caso não chegue o socorro para um atendimento, para averiguação dos motivos. Sobre o assunto, o diretor Marcelo Saldanha explicou que as ligações ficam gravadas para a segurança dos usuários como um meio para comprovação de possíveis falhas. Sobre o atendimento prestado às escolas, questionado pela vereadora Beatriz Lopes (PT), Kerber disse que há intenção de trazer o Projeto Samuzinho para Esteio, para divulgar e conscientizar crianças em idade escolar quanto à importância e a finalidade do Programa SAMU e o uso devido do serviço. A Unidade Móvel do SAMU de Esteio realiza em média 200 atendimentos/mês, sendo 60% casos clínicos e 40% traumas. Os vereadores Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello (SDD) também participaram do encontro.
Por Méurin Fassini - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156