26/03/2014 - Vereador visita Corpo de Bombeiros

Vereador visita Corpo de Bombeiros

O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) visitou ontem(26) o quartel do Corpo de Bombeiros de Esteio. No encontro, o parlamentar conversou com o Sargento Álvaro Nascimento, sobre as demandas da corporação, especialmente as aprovadas na Consulta Popular do ano passado. Segundo Nascimento, as demandas aprovadas em 2013 serão entregues até junho de 2014. “Solicitamos no ano passado a compra de um caminhão de resgate no valor de R$ 300mil e uma viatura leve de R$ 70 mil, os quais estamos aguardando a entrega. Já para o orçamento deste ano pediremos mais uma viatura leve, cinco aparelhos de respiração autônomo e mobiliário para o quartel. Há também o projeto de um prédio novo contendo garagem, sessão técnica e uma sala de aula para capacitações. Este projeto terá recursos do FUNREBOM, orçado em R$ 500 mil", explicou.

Kohlrausch também aproveitou para questionar acerca do estado de conservação dos equipamentos utilizados atualmente na corporação, especialmente do caminhão tanque que precisa de conserto e a situação do Residencial Boqueirão, em relação ao Plano de Preveção contra Incêndios (PPCIs) para que as famílias possam voltar a ocupar o espaço. Nascimento explicou que foi feito um orçamento para o conserto do caminhão tanque, porém o valor apresentado era de R$ 180 mil. “Por este valor, não vale a pena consertar, pois é um investimento muito alto. Já o nosso outro caminhão está em conserto no município de Santa Cruz do Sul e seu reparo custará R$ 120 mil”. Sobre o residencial, segundo o sargento, algumas regularizações ainda devem ser realizadas. "Reunimos com a Caixa Econômica Federal e apontamos que a rua deve conter seismetros em vez de cinco, para que o caminhão com escada possa passar em caso de emergência. É necessário fazer alguns ajustes hidráulicos também. Feitos os reparos, a Caixa nos entrega o plano de prevenção, concedemos o alvará e é pedido o habite-se na prefeitura para a entrega das chaves. Até o momento não há um prazo certo mas estamos aguardando o PPCI”, completa. Para o vereador, as informações foram de extrema importância, já que os vereadores são questionados permanentemente pela comunidade.
Por Aline Santos - estágio jornal
Foto Andressa Michels - estágio jornal