28/04/2014 - Inicia-se hoje a Semana da Democracia

Inicia-se hoje a Semana da Democracia

Debater os impactos políticos, econômicos e sociais do golpe militar é o objetivo da Semana da Democracia instituída pela Câmara de Vereadores, proposta pelo presidente, Leonardo Dahmer(PT). A atividade, que se inicia hoje 28, às 19 horas e seguirá na quarta-feira , 30, às 10 horas, nas dependências do Legislativo, contará com exposição fotográfica, audiovisual, apresentações artísticas e palestras ministradas por integrantes da Comissão da Verdade.

Segundo o vereador, neste mês completam 50 anos do golpe cívico-militar, que resultou na instalação do governo ditatorial entre os anos 1964 e 1985 e, a intenção, é de celebrar a democracia, o poder popular e promover a reflexão sobre o estado de exceção no país. "Descomemorar o golpe de 64 é uma oportunidade para a juventude brasileira se apropriar de sua história e conhecer os impactos causados naquela época", disse. Dahmer acredita que, graças ao trabalho das Comissões da verdade espalhadas pelo Brasil, é possível resgatar esta memória silenciada.

Confira a programação:

28 de abril - 19h
19h - Apresentação artística com Ciro Ferreira
19h30 - Abertura da Semana da Democracia
19h40 - Debate sobre os Impactos da Ditadura Militar no Brasil com
Oneide Bobsin - Integrante da Comissão Estadual da Verdade e Reitor das Faculdades EST
Ubiratan de Souza - Ex-militante da resistência à ditadura. Ele foi preso e torturado em outubro de 1970 em São Paulo por conta de sua militância no grupo de Carlos Lamarca.

30 de abril - 10h
10h - Exibição e debate sobre o documentário "O dia que durou 21 anos", do diretor Camilo Tavares.
Participação da vereadora de Porto Alegre Sofia Cavedon III e do Coordenador da Comissão Estadual da Verdade Carlos Guazelli.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156