Situação financeira do município foi tema de reunião na Câmara de Esteio

30/05/2014 - A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio, através dos vereadores Jaime da Rosa(PSB), Felipe Costella(PMDB) e Leonardo Pascoal(PP), além do vereador Rafael Figliero(PTB), debateu na tarde de hoje(30), em audiência pública, o relatório de verificação do cumprimento das metas fiscais relativo ao primeiro quadrimestre de 2014, com representantes da secretaria de Arrecadação e Gestão Financeira. O demonstrativo relata a situação financeira do município, as receitas auferidas, as despesas, os resultados nominais e primários, além do montante da dívida pública. "A medida, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, visa analisar se o que foi planejado em termos de arrecadação de recursos e investimentos está se confirmando", informa o presidente da Comissão, Jaime da Rosa. Segundo o relatório apresentado aos vereadores pela secretária Sônia Vieira, a previsão de receita do período está em R$ 203,5 milhões e o arrecadado passa dos R$ 65,3 milhões, fixando até o momento 32,12% no ano.
 Já para as despesas, o relatório mostra o valor empenhado de R$ 64,5 milhões, ficando em 31,71% do total no quadrimestre. O relatório também apontou os repasses ao Hospital São Camilo, totalizando R$ 1 milhão e os gastos com pessoal, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado, atingiram a casa dos 48,95%. Os vereadores aproveitaram para questionar sobre a despesa com a desapropriação de área do Novo Esteio, realizada em 1994, com vencimento da dívida em 2013, cujo valor está orçado em R$ 1 milhão, até 30 de abril.
Segundo a secretária, o depósito está sendo realizado judicialmente. "Precisamos verificar as razões pelas quais o valor dos depósitos não está sendo deduzido do montante da dívida", disse. A representante também destacou que todos os fornecedores estão com os pagamentos em dia.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156