Câmara de Esteio participa da instalação do Procon

Câmara de Esteio participa da instalação do Procon
Antiga reivindicação da vereadora Michele Pereira, o Procon, entra em funcionamento a partir de hoje 
30/09/2014 - O Procon de Esteio, órgão de defesa do consumidor, foi instalado na manhã de hoje(30), na sede localizada na rua Engº Hener de Souza Nunes, 102, 3ºandar/Centro, com a presença da vice-presidente da Câmara, Jane Battistello(SDD) e da vereadora Michele Pereira (PT), além de autoridades locais, como o prefeito em exercício, Fladimir Costella, o Costelinha e representantes do Estado. Conforme a vereadora Michele Pereira, que falou em nome do Legislativo, foram 13 anos de espera e inúmeros pedidos da comunidade à Câmara para que fosse efetivado o atendimento no município. "O Código de Defesa do Consumidor existe há 24 anos. Foram muitos pedidos e luta do Legislativo para que o sistema fosse implementado na cidade. "Desde 2001 vínhamos incluindo nos planos orçamentários do município a instalação do órgão. Muitos moradores deixavam de registrar suas denúncias por terem que se deslocar a Porto Alegre", salientou. A vereadora também destacou a importância das escolhas na Consulta Popular e a preocupação da Câmara de Vereadores em criar, através de audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, para o qual serão revertidos os valores arrecadados com as multas aplicadas pelo órgão, mediante processo administrativo.
De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt, a implantação do órgão foi mais uma conquista da administração. Leonhardt também aproveitou para parabenizar o empenho da vereadora Michele Pereira para que a entidade fosse criada em Esteio. 
Já a diretora do Procon, Jaqueline Martins, disse que antes o atendimento era realizado no Ministério Público, nas Pequenas causas. A expectativa é de que o sistema informatizado seja implantado nos próximos meses. "O atendimento é através de fichário, mas tão logo estejamos integrados com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec/RS), o protocolo será mais rápido", enfatizou. O prefeito Fladimir Costella, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no processo de criação da entidade e ressaltou a parceira entre os governos estadual e federal. 
O atendimento do Procon, vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia. A equipe de atendimento é formada por quatro atendentes, um advogado, um auxiliar administrativo e uma diretora. O telefone é o 3433-8201. 
Entenda a participação da Câmara:
 
Em 2001 a vereadora Michele Pereira apresentou um anteprojeto de lei sugerindo a implantação do Procon no município. Desde então, o gabinete da vereadora vinha cobrando do Executivo a criação deste órgão, através de várias inclusões nos planos orçamentários da cidade. Em 2013, o Executivo Municipal encaminhou à Câmara o Projeto de lei para a implantação do PROCON, criando também o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumir (Condecon) e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMPDC). Em 22/10/2013, o projeto foi aprovado por unanimidade na Sessão da Câmara de Vereadores.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Esteio participa da instalação do Procon
Câmara de Esteio participa da instalação do Procon
Câmara de Esteio participa da instalação do Procon
Câmara de Esteio participa da instalação do Procon
Câmara de Esteio participa da instalação do Procon