30/12/2014 - Câmara de Esteio empossa nova Mesa Diretora para 2015

Câmara de Esteio empossa nova Mesa Diretora para 2015

A participação efetiva da comunidade e o apoio dos dez vereadores à Mesa Diretora norteou o discurso da nova presidente da Câmara de Vereadores para o exercício de 2015, Jane Battistello(SD), durante a posse ocorrida na tarde de hoje (30), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer.  A nova Mesa  Diretora, eleita por unanimidade no dia 9 de dezembro, tem também como vice-presidente, os vereadores Beatriz Lopes (PT), como vice-presidente, Rafael Figliero(PTB) e Leonardo Dahmer (PT), com o primeiro e segundo secretários, respectivamente.

A nova presidente, durante a cerimônia, que contou com a presença do prefeito em exercício, Fladimir Perondi Costella; do comandante do 34BPM, Tenente Coronel Egon Marques Kvietinski e do Comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Álvaro Nascimento, disse que vai  realizar um trabalho eficiente em parceria com os demais vereadores. “Durante todo o meu período como vereadora,  adotei sempre uma postura justa e um trabalho sério perante esta casa”, salientou.
    Dahmer destacou as ações deste ano da Mesa Diretora,  no diálogo qualificado com os servidores, incluindo a instituição do vale refeição; informatização da folha de pagamento, além da regulamentação da Lei de Acesso à Informação, entre outros. Dahmer aproveitou para informar sobre a economia da Câmara de Vereadores em diversas frentes, o que resultou no repasse de verba para para execução de ações contra enchentes, no valor de R$ 200 mil; R$ 70 mil para  a construção do novo prédio da Brigada Militar: R$ 50 mil para a construção de um vestiário para os funcionários do Hospital São Camilo ; R$ 11 mil para a aplicação do espaço da Arca; R$ 4 mil para o programa Juventude em ação, bem como R$ 72 mil para entidades assistenciais como a Liga de Combate ao Câncer, Apae, Ame, entre outras, totalizando uma economia de  R$ 417 mil.
    A Câmara de Vereadores  segue em recesso até o dia 29 de janeiro.  Durante este período, a Comissão Representativa – formada por um vereador de cada bancada -, se reúne todas as terças-feiras, às 14 horas,  para deliberar pedidos da comunidade.

Nova página:
Dahmer aproveitou a solenidade para realizar o lançamento do novo site da Câmara de Vereadores, mais moderno e com novas ferramentas para tender plenamente a Lei de Acesso à Informação. Conforme o presidente, através do software do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), da Interlegis, destinado às câmaras municipais e assembleias legislativas de todo o país,  desenvolvido a partir de ferramentas licenciadas como software livre, vai possibilitar a informatização total do processo legislativo e sua publicação na internet.  "O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal", informa. Dahmer lembra, ainda, que o legislativo de esteio foi um o pioneiro na região a divulgar ainda em 2012, o relatório de despesas, contratos, editais, a identificação nominal dos servidores e respectiva remuneração, além do subsídio dos vereadores.

Por Terezinha Bobsin reg prof Mtb/RS 7156

Mais fotos