04/03/2015 - Câmara de Esteio participa do festival 1º Esteio da Poesia Gaúcha

Câmara de Esteio participa do festival 1º Esteio da Poesia Gaúcha

Projeto teve aprovação unânime do Legislativo

A vice-presidente da Câmara, vereadora Beatriz Lopes(PT), representando a presidente Jane Battistello (SD), participou na última sexta-feira, 27, do 1º Esteio da Poesia Gaúcha, festival realizado pelas secretarias municipais de Arte e Cultura e de Comunicação Socia, cuja final ocorreu  na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Antes das apresentações de mais de 300 artistas de todo o estado, a vereadora destacou a importância do evento no resgate da cultura gaúcha na cidade. Também o prefeito Gilmar Rinaldi falou que as obras apresentadas, "certamente chegarão a todo o Rio Grande do Sul".  Durante o evento, Relicário, obra de Marcelo Domingues Dávila, que representou Santana do Livramento, foi considerado pela Comissão Avaliadora como o melhor trabalho entre os 343 inscritos para o festival. Silvana Andrade, de Portão, ganhou o primeiro lugar como declamadora ao interpretar "É Bem Assim lá no Campo" , e Valdir Verona foi considerado o melhor amadrinhador com o poema "Três Rosas e um Cabaré".  Os mais de 300 lugares na Casa de Cultura, disponibilizados pela Comissão Organizadora, foram ocupados pelo público.

O 1º Esteio da Poesia Gaúcha, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores,  recebeu a inscrição entre setembro e novembro de 2014, de 343 trabalhos. Foram 100 poetas participantes de 50 cidades diferentes, sendo seis de Santa Catarina e uma do Paraná. Os demais concorrentes foram do Rio Grande do Sul. Os trabalhos receberam triagem pela Comissão Avaliadora (Carlos Omar Villela Gomes, Adão Quevedo e Érico Rodrigo Padilha), que selecionou 10 temas para serem apresentados ao público e escolheu, entre eles, os vencedores. As obras foram gravadas no CD e impressas no livreto do festival, ambos distribuídos gratuitamente a quem foi ao evento.
Foram premiados, com troféus e premiação em dinheiro, os três melhores poemas, os três melhores declamadores e os três melhores amadrinhadores. A melhor poesia do festival recebeu R$ 500. Já o melhor declamador e amadrinhador ganharam R$ 300 cada. Além disso,  as 10 poesias selecionadas para a final, que teve apresentação da declamadora e cerimonialista Liliana Cardoso Duarte, receberam uma ajuda de custo de R$ 300,00

Fonte: Prefeitura de esteio
Por Terezinha Bobsin (Reg prof MTb 7156)

Câmara de Esteio participa do festival 1º Esteio da Poesia Gaúcha