06/03/2015 - Rafael Filgiero: Escolhidos os integrantes do Fórum Municipal de Educação

Rafael Filgiero: Escolhidos os integrantes do Fórum Municipal de Educação

O vereador Rafael Figliero(PTB), integrante da comissão de Educação, participou na noite de ontem(5), da  escolha dos novos integrantes do Fórum Municipal de Educação (FME) de Esteio, realizado na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. A Câmara terá representantes no fórum, através dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), e da vereadora Beatriz Lopes(PT).

O órgão é formado por 56 representantes, divididos entre sociedade civil e governo. As representatividades que integram o FME são conselhos municipais, escolas municipais, estaduais e privadas, professores, pais e alunos do ensino fundamental, médio e superior residentes em Esteio.

O FME será o responsável pela elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano Municipal de Educação, que deverá estar concluído, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo executivo municipal até o dia 24 de julho. O Plano Nacional de Educação prevê que os sistemas de ensino desenvolvam mecanismos de consecução e acompanhamento local de suas metas, devendo estados e municípios elaborarem seus planos de educação ou, como no caso de Esteio, adequar o já existente. Os planos municipais de educação terão vigência por 10 anos, ou seja, até 2024.