11/03/2015 - Comissão de Saúde: Secretário estadual garante liberação integral de verba para Hospital São Camilo

 

Comissão de Saúde: Secretário estadual garante liberação integral de verba para Hospital São Camilo


João Gobbardo dos Reis afirmou que depósito de verbas foi feito no dia 10 de março e definiu calendário para meses seguinte

O secretário estadual de Saúde, João Gobbardo dos Reis, garantiu nesta terça-feira, dia 10 de março, a liberação integral de verba da contratualização 100% SUS para o Hospital São Camilo. A declaração foi dada durante visita de vereadores da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta por Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT), na Secretaria de Estadual de Saúde, em Porto Alegre. Também estiveram presentes à reunião o prefeito Gilmar Rinaldi (PT), o vice-prefeito, Fladimir Perondi Costella (PMDB), a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Goularte Macedo e o secretário estadual de Turismo, Juvir Costella.  O depósito da verba seria feito ainda na terça-feira, segundo Gobbardo dos Reis. Ele informou, também, que o dinheiro relativo ao contrato com Hospital São Camilo vai passar a ser depositado no dia 10 de cada mês. 


Com relação a falta dos medicamentos especiais, o secretário disse que os laboratórios ficaram sem receber por vários meses no ano passado e que há um decreto impedindo que essa dívida seja paga agora. Segundo o secretário, o estado está tendo dificuldades com alguns laboratórios. No entanto, o estoque de fórmulas lácteas, necessária para a alimentação de pacientes por meio de sonda, já foi restabelecido.


Já equipamentos de emergência e das UTI adulta e neonatal, que são alugados de empresa particular e mantidos pelo estado, o secretário assegurou que não vai continuar a pagar o valor atual e, caso a proprietária do material não queira reduzir os preços, segundo ele, uma outra alternativa vai ter que ser encontrada. Porém, foi taxativo ao afirmar que não haverá interrupção no atendimento. “Nós não vamos ser irresponsáveis de fazer uma coisa dessa, de suspender”, disse Gobbardo dos Reis.

Texto: Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Comissão de Saúde: Secretário estadual garante liberação integral de verba para Hospital São Camilo