13/03/2015 - Câmara de Vereadores inicia preparativos para a 1ª Corrida para Vencer o Diabetes em Esteio

Vereadores buscaram parceira do Instituto da Criança com Diabetes na manhã de hoje(13) . O evento vai ocorrer em novembro em Esteio

Buscar parceria e a experiência do Instituto da Criança com Diabetes, organizador da tradicional corrida contra a doença que ocorre em Porto Alegre  há 17 anos, para  a realização da 1ª Corrida para Vencer o Diabetes em Esteio.  Esta foi a intenção dos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch (PDT) e o gabinete da vereadora Beatriz Lopes (PT), durante a visita ocorrida à ONG na manhã de hoje(13), na sede localizada na Capital. No encontro com a coordenadora de eventos do ICD, Ana Bertuol e com a Assistente de eventos, Ane Pandolfo, os vereadores, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Brito, afirmaram que a ideia  é realizar, em novembro, um evento similar ao que ocorre na capital, com apoio do instituto.
Entre as ações a serem oferecidas durante a atividade estão  de exames preventivos, especialmente a diabetes tipo 2, conscientização  e orientação sobre os sintomas da doença. Segundo Kohlrausch e Pascoal, a proposta é mobilizar a cidade, ampliando o evento também para toda a região. "Não será uma atividade voltada somente para Esteio. Esperamos a presença das cidades vizinhas e da região, pois pretendemos que a maratona seja uma continuidade daquela de Porto Alegre", destacam. Além disso, conforme os organizadores,  serão necessárias parcerias com diversos segmentos da sociedade, órgãos públicos e entidades, a exemplo dos Lions Clubes de Esteio.  As reuniões  de trabalho ainda deverão ser agendadas, possivelmente na Casa dos Conselhos.

Sobre o ICD: A tradicional corrida para vencer o diabetes de Porto Alegre, que neste ano chega à 17ª edição, tem como o principal alertar a população sobre o diabetes e captar recursos para o benefício de mais de 2,5 mil crianças e adolescentes com diabetes atendidas  pelo ICD. A entidade também trabalha para prevenir as complicações decorrentes da doença e reduzir as internações hospitalares, oferecendo  tratamento adequado e levando aos pacientes o conhecimento e acesso a recursos e tecnologias, além de capacitar recursos humanos.
O Instituto da Criança com Diabetes atende a pacientes com idade entre zero e 20 anos, em duas modalidades: o Hospital-dia e o Ambulatório. Além disso, oferece aulas diárias de Educação em Diabetes, uma linha telefônica para esclarecimentos de dúvidas, orientações e casos de emergência para pacientes e familiares, Oficinas de Nutrição, Programa de Incentivo a Prática de Esportes e Projeto Bombas de Infusão, entre outros.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

Mais fotos