13/04/2015 - Bia Lopes: Câmara participa da reunião preparatória para instalação do Parlamento Metropolitano

 

 

Bia Lopes: Câmara participa da reunião preparatória para instalação do Parlamento Metropolitano

A vice-presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Beatriz Lopes (PT), participou na na última sexta-feira, 10, da reunião preparatória de instalação do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre, na Câmara de Vereadores da Capital. O ato de instalação está marcado para o dia 24 de abril, às 10 horas, no Plenário Otávio Rocha. Na oportunidade, ficaram definidas as sete Comissões Permanentes, integradas pelas 34 câmaras,  que formarão grupos de trabalho com a finalidade de elaborar estudos e propostas relacionados às temáticas: Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; Transporte e Mobilidade; Saúde; Meio Ambiente e Saneamento; Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Esporte; Segurança, Direitos Humanos e Cidadania; Turismo e Desenvolvimento Econômico e Regional. A escolha dos coordenadores de cada comissão ocorrerá em reuniões preliminares, ainda sem data definida. 

O Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre é um fórum composto pelas câmaras municipais da Região Metropolitana, para proporcionar a cooperação e buscar a resolução de problemas comuns dos municípios. A ideia da criação do parlamento, conforme o presidente da Câmara de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, é criar um espaço de debate pluripartidário, buscando ampliar a participação dos parlamentares na discussão de temas de grande relevância para a sociedade e que envolvam problemas comuns aos municípios. "A intenção é promover grandes seminários temáticos no fim do ano", garantiu o presidente.


Esteio integra o polo regional do Vale do Rio dos Sinos, com os municípios de Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Canoas, que tem a representação do vereador de Nova santa Rita, Guilherme Motta (PMDB). Integram ainda os Polos Legislativos Regionais os vales do Caí, Paranhana, Gravataí, Carbonífera e Sapateiro.

Confira a Mesa Diretora do Parlamento:

Presidente: Mauro Pinheiro (PT - Porto Alegre)
Secretário-geral: Juarez Souza (PMDB - Gravataí)
1º secretário: Luiz Antônio Castro (PT - São Leopoldo)
2º secretário: Valetin Melo (PT - Nova Hartz)


Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156
Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre