18/03/2015 - Audiência Pública debate relatório de gestão dos recursos do SUS

Audiência Pública debate relatório de gestão dos recursos do SUS
Secretária alerta sobre dois possíveis casos de dengue no município.

A  Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT), realizou ontem (17), audiência pública com a participação da Secretária de Saúde, Ana Paula Macedo e integrantes Saúde Mental e Vigilância Sanitária. Na pauta, a  prestação de contas da gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (Sus), relativa ao terceiro quadrimestre de 2014.Também participaram os vereadores Marcelo Kohlrausch (PDT), Harri Zanoni (PSB), Leonardo Pascoal (PP), Rafael Figliero (PTB), e a presidente da Câmara, vereadora Jane Battistello (SD). Questionada pelo presidente da Comissão, Jaime da Rosa, sobre o baixo atendimento no mês de dezembro, a titular da pasta  apresentou informações sobre a lista de espera por especialidades, principalmente na área de otorrinolaringologia.  Ana Paula Macedo explicou que esses médicos atendem somente uma vez por semana, e no mês de dezembro devido aos feriados e férias dos profissionais, os números deste mês foram inferiores. Já sobre as consultas de otorrino, ela afirma que não há pacientes com essa necessidade de atendimento. “Hoje temos a fila zerada em otorrino. Não há pacientes  aguardando por essa especialidade”, explicou. Macedo afirmou que 40 pacientes estão aguardando cirurgia bariátrica, - realizada somente uma por mês -,  e que a fila está zerada para realização de eletrocardiograma.
    A vereadora Beatriz Lopes, comentou que, recebeu relatos de pessoas aguardando há mais de um ano para realizar uma ressonância magnética. A secretaria disse que este é um exame caro e são feitas 30 ressonâncias por mês. "Se fossem feitas hoje todas que estão aguardando, sairia em torno de R$ 250 mil. Estamos tentando fazer um acordo para realizar estes exames com valor menor, pois no momento não disponibilizamos desse valor para realizar todas as ressonâncias”, explicou. Destacou ainda, que são realizadas, por médicos, análises técnicas para avaliar a prioridade do exame, e que pacientes de Esteio tem essa vantagem, visto que outros Municípios não possuem essa análise.
    O presidente da Comissão questionou, ainda, sobre 149 pessoas que estão aguardando para realizar cirurgia no hospital. Macedo relatou que a maioria dessas pessoas já se tratam em outros hospitais, principalmente de Porto Alegre, e preferem esperar para que a cirurgia seja realizada nestes hospitais.
    Sobre as especialidades de urologia, otorrino e proctologia, a titular da pasta afirmou que estas são referências em Esteio. "Já a especialidade de oftalmologia é referência em Sapucaia e Portão", disse. Segundo ela, os hospitais desses municípios foram revisados e estão equipados conforme a necessidade. “Com esses dois hospitais sendo referência em oftalmo, não teria a necessidade de termos essa especialidade aqui, pois os equipamentos são caros e necessita de profissionais capacitados”, afirmou. Segundo ela, está sendo articulado para que o município pague consulta e exames, porém a cirurgia seja realizada em um desses hospitais, pois eles possuem a estrutura para a realização do procedimento.

O vereador Leonardo Pascoal questionou sobre a farmácia municipal. “Caso não tenha o remédio na farmácia municipal, o usuário precisa  ficar ligando ou  se deslocando  para saber se chegou. Porém, algumas pessoas não podem ficar gastando com ligação e deslocamento”, destacou. Para essa questão, o vereador sugeriu para que revejam o procedimento. "Que os funcionários anotem o nome da pessoa e avisem quando o remédio estiver disponível. Sobre o assunto,  secretária disse que a ideia  é instalar um sistema no portal do município, onde uma lista poderá ser consultada para saber quais remédios estão disponíveis. Porém, os vereadores Leonardo Pascoal e Jaime da Rosa, lembraram que muitas pessoas ainda não possuem acesso à internet, sugeriram também, o envio de SMS para o aviso. A secretária salientou, também,  que estão faltando, somente os medicamentos especiais. "São realizados em torno de 550 atendimentos por dia na farmácia, sendo que dessas pessoas, mais ou menos 80 delas precisam de medicamento especial e muitas vezes saem de lá sem conseguir", afirmou.

Aproveitando a reunião, a secretária alertou que há dois casos de suspeita de dengue no Município, mas ainda nenhum está confirmado, mas por esse motivo, nos próximos dias, ações preventivas serão realizadas contra a dengue em alguns pontos do município, como o uso de inseticidas e notificações de proprietários de terrenos baldios com muito mato e lixo acumulado. Os pacientes estão em casa, sendo medicados e acompanhados pela Secretaria de Saúde, e o resultados dos exames devem ser divulgados quarta (18).

Por Andressa Michles
Edição Terezinha Bobsin