27/03/2015 - Equipe prepara 1º Corrida para vencer o Diabetes em Esteio

Equipe prepara 1º Corrida para vencer o Diabetes em Esteio

Integrantes do Instituto da Criança com Diabetes (ICD), de Porto Alegre, palestraram na manhã de hoje(27), na Casa dos Conselhos, visando a realização da 1ª Corrida para Vencer o Diabetes em Esteio. O evento, uma parceria entre o Legislativo, Executivo e todos os segmentos da sociedade, a exemplo do Corpo de Bombeiros ,  deve ocorrer em novembro. Na oportunidade, com a presença da vereadora  Beatriz Lopes(PT) e os gabinetes do Leonardo Pascoal(PP) e Marcelo Kohlrasuch(PDT), além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Brito, a coordenadora de eventos do ICD, Ana Bertuol, trouxe a experiência do Instituto da Criança com Diabetes, organizador da tradicional corrida contra a doença que ocorre em Porto Alegre  há 17 anos. O ICD atende, atualmente, 32 crianças de Esteio.
Entre as dicas estiveram a captação de recursos; a confecção das camisetas; divulgação do evento e o envolvimento de toda a comunidade, incluindo cidades vizinhas.  O objetivo, conforme o presidente do Conselho de Saúde, com aos recursos arrecadados com a venda das camisetas, que serão redirecionados a um fundo, é a criação de um Centro de Referência do diabetes em Esteio, que atenda a região. "Precisaremos da parceira de todos os moradores, entidades de diversas áreas, além de empresas para que o centro se transforme em realidade", ressalta.
As reuniões, conforme Brito, vão ocorrer, por enquanto, mensalmente, na Casa dos Conselhos, com data a ser agendada.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156