Câmara aprova criação do Dia Municipal da Síndrome de Leigh

Data comemorativa será realizada anualmente, em agosto, para informar e conscientizar a população.

11/09/2019 - Durante a sessão semanal realizada na terça-feira (10), a Câmara de Esteio, por unanimidade, aprovou a instituição do Dia Municipal da Síndrome de Leigh. A proposição, de autoria do presidente do Legislativo, Euclides Castro (PP), determina que a data comemorativa seja celebrada anualmente, em 1º de agosto e prevê a realização de debates, aulas e seminários.

A patologia é uma doença neurológica, causada por uma mutação genética e costuma afetar crianças com menos de 2 anos. Tem como sintomas perdas de capacidades como a de segurar a cabeça, andar, mamar e falar, além da perda de apetite, vômitos frequentes e irritabilidade excessiva. Quando afeta adultos, a evolução da síndrome é mais lenta e o aparecimento das características mais graves só acontecem após o paciente atingir os 50 anos.

O vereador Euclides ressalta que a moléstia é hereditária, porém não é necessário que os pais também tenham o problema, basta que casos existam entre os parentes. “Por isso, é recomendado que pessoas com casos desta doença na família façam aconselhamento genético antes de engravidar para saber quais as chances de ter um filho com este problema”, afirmou.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio