Câmara aprova criação do programa Conectando Saberes

Iniciativa, que irá atuar no contraturno escolar, para auxiliar no aprendizado de alunos em situação de vulnerabilidade escolar, foi um dos projetos aprovados na sessão desta semana.

11/05/2021 – Durante a 19ª sessão ordinária de 2021, realizada entre o final da tarde e o início da noite de terça-feira (11), a Câmara de Esteio aprovou cinco projetos. Quatro deles eram de autoria do Poder Executivo e um foi assinado pelo vereador Derli Scienza (PP). Dentre as propostas avalizadas pelo plenário está o PL 129/2021, que cria o programa Conectando Saberes.

A iniciativa, aprovada pelo plenário por unanimidade, tem por objetivo dar suporte dar auxílio pedagógico, em casa, aos estudantes da rede municipal de ensino, tendo em vista a atual situação de ensino híbrido – misturando aulas presenciais e pela internet -, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Vão ser beneficiados pela proposição os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do Programa Horizontes, na hipótese de atenderem um dos critérios abaixo, que são listados no texto do projeto:

• Família em situação de vulnerabilidade social;
  • Dificuldade de acesso a recursos tecnológicos inerentes ao ensino híbrido;
  • Dificuldades significativas de aprendizagem;
  • Distorção idade/ano;
  • Defasagem cognitiva.

Confira abaixo as demais proposições votadas na última sessão:

PL 127/2021: autoriza a abertura de crédito suplementar – que é uma quantia em dinheiro destinada a reforçar uma dotação já existente no Orçamento. Vão ser repassados R$ 175.000,00 à Secretaria de Educação para a aquisição de biblioteca digital para as escolas municipais de ensino fundamental. Recebeu o voto favorável de todos os vereadores.

PL 128/2021:  reclassifica os cargos de agente comunitário de Saúde, de Combate à Dengue e do Programa de Saúde da Família (PSF). Segundo a Prefeitura, a proposição visa enquadrar os profissionais no piso salarial estabelecido na lei federal 11.350/2006. O projeto foi avalizado por todos os parlamentares.

PL 131/2021:  autoriza a abertura de crédito especial - ou seja, valor que não estava previsto no Orçamento deste ano. Ao todo, R$ 25.000,00 vão ser destinados à Câmara Municipal para a manutenção e gestão do Legislativo de Esteio. A proposta teve os votos contrários dos vereadores Gilmar Rinaldi (PT) e Leo Dahmer (PT).

PL 4/2021: do vereador Derli Scienza, dá o nome de Vereador Paulo dos Santos Nunes à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Novo Esteio. A proposição foi aprovada por unanimidade

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

#pracegover: foto dos vereadores reunidos na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer durante sessão.