Câmara aprova proposta evento em incentivo à mamanalgesia

Nova data comemorativa, sugerida por Luciano Battistello (MDB) e Sandro Severo (PSB), visa divulgar técnica que acalma bebês durante vacinação. Evento seria realizado na semana do Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto

10/08/2021 – Durante a noite de terça-feira (9), durante a sessão ordinária desta semana, os parlamentares Luciano Battistello (MDB) e Sandro Severo (PSB) apresentaram o anteprojeto 34/2022. O documento estabelece a realização anual da Semana de Conscientização e Incentivo da Mamanalgesia – técnica de amamentar o bebê no momento da aplicação de vacinas para que o recém-nascido sinta menos dor – em coincidência com o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto.  

Entre os objetivos da nova data comemorativa estão alertar a população sobre o tema e promover o encontro de especialistas. O esclarecimento sobre a necessidade de que as unidades de saúde se preparem para a prática, com uma sala que tivesse uma poltrona para possibilitar a amamentação durante a vacinação, também é citado.

Na justificativa à proposição, os parlamentares explicam que o assunto tem uma grande importância para a imunização dos recém-nascidos. “O temor às injeções e a dor que causam são fatores que podem induzir os pais a atrasarem o calendário vacinal”, afirmam Luciano e Sandro. “Importante ainda ressaltar que são constantes os relatos de mães que ao levarem seus bebês para vacinar, são impedidas de manter as crianças no colo e amamentando, o que as deixam ainda mais irritadas e desprotegidas”. 

A proposta segue para a apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos vereadores. 

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio