Câmara cria Escola do Legislativo

Proposição da Mesa Diretora foi aprovada na última sessão ordinária, realizada na quinta-feira (15)

20/02/2024 – A Câmara de Esteio passa a ser referência na capacitação, formação e valorização dos servidores. Por meio da Escola do Legislativo, a Casa estará apta para a promoção de cursos, atividades voltadas para o público interno e também eventos que incentivem a participação popular junto ao processo legislativo.

Aprovada pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (15), a Escola do Legislativo teve o início do seu planejamento durante 2023, quando, em janeiro, fez parte das metas de gestão do primeiro mandato do presidente Cristiano Coutinho (MDB). Ao longo do ano, diversos estudos e encontros foram promovidos para viabilizar a implantação da órgão.

Inclusive, em junho, foi realizada uma visita à Escola do Legislativo da Câmara de Novo Hamburgo, pioneira na região metropolitana. Na ocasião, a então diretora-geral da Câmara de Esteio, Vânia Vianna e a ex-assessora de imprensa, Terezinha Bobsin, conheceram as iniciativas da cidade vizinha. Além disso, foram buscadas parcerias com Abel (Associação Brasileira das Escolas Legislativas) e Interlegis, que é um programa do Estado brasileiro cuja missão é integrar e modernizar o Poder Legislativo em todo o País.

Segundo o presidente Cristiano, o objetivo da Escola do Legislativo é organizar a capacitação de servidores da Casa, sendo esta inclusive uma demanda histórica dos colaboradores da Câmara. “Por mudanças em legislações e outros aspectos, com grande frequência, temos que deslocar nossos servidores para cursos promovidos por outras Casas Legislativas. Isso impacta na prestação dos serviços, uma vez que somos uma Câmara bastante enxuta do ponto de vista de recursos humanos”, declarou. “Com a Escola do Legislativo, vamos concentrar e organizar isto de uma forma melhor, nos beneficiando de diversas parcerias que passam a poder ser firmadas, inclusive com o TCE”.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio