Câmara de Esteio empossa Mesa Diretora de 2024

Solenidade marca reeleição histórica do presidente Cristiano Coutinho (MDB). Demais membros do grupo são Fernanda Fernandes (PP), Marcelo Kohlrausch (PSB) e Leo Dahmer (PT)

20/12/2023 - A Câmara de Esteio realizou, na manhã de quarta-feira (20), a solenidade de posse da Mesa Diretora, para o exercício de 2024. Na ocasião, foram empossados o presidente reeleito do Legislativo, Cristiano Coutinho (MDB), a nova vice, Fernanda Fernandes (PP), além do primeiro e do segundo-secretário, Marcelo Kohlrausch (PSB) e Leo Dahmer (PT).

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Jaime da Rosa (PSB), a primeira suplente do PT, Vera Tita e o comandante do 34° Batalhão de Polícia Militar, major Rafael Assis Brasil Ramos Aro, além de representantes de partidos políticos, da sociedade civil e demais convidados. Conforme determina o artigo 20, parágrafo único, do Regimento Interno, a investidura nos cargos terá efeitos a partir de 1º de janeiro.

Trata-se da primeira Mesa Diretora a ter um presidente reeleito durante o período democrático, após o fim do regime militar e a entrada em vigor da Constituição de 1988. A aliança que levou Coutinho a retornar à presidência da Câmara para o segundo ano consecutivo contou com as siglas PT, PSB, PP e MDB.

Em seu pronunciamento, durante a cerimônia, o presidente da Câmara classificou o momento como uma representação da maturidade democrática do Município. “Ao longo deste ano, juntos, construímos um caminho baseado no diálogo, na colaboração e na construção de pontes entre as diversas correntes políticas”, afirmou Coutinho.

O parlamentar também ressaltou que as reformas aplicadas por ele, ao longo do ano de 2023, foram importantes para conquistar a confiança dos colegas vereadores e ser, novamente, empossado como presidente do Legislativo esteiense. Entre as mais importantes, de acordo com Coutinho, está a reforma administrativa, proposta no início do ano de 2023, que implicou numa redução de custos de mais de R$ 100 mil anuais aos cofres públicos.

Os demais parlamentares que compõem a nova Mesa Diretora salientaram a pluralidade que marcará a composição do grupo no próximo ano. Durante pronunciamento na tribuna, a nova vice-presidente Fernanda frisou que todos os vereadores são representantes de segmentos da comunidade. “Cada um de nós fala em nome de centena de pessoas, atuamos como porta-vozes e representamos anseios, expectativas e realidades diferentes, de diversas culturas e vivências e isso deve ser respeitado”, declarou. “Fico muito feliz com a forma que foi composta essa Mesa Diretora, com representatividade, união e transparência”.

Já Marcelo, que será primeiro-secretário em 2024, afirmou desejar que os interesses da cidade sejam defendidos durante o ano. “Que tenhamos a coragem de votar cada projeto com seriedade e responsabilidade”, disse. “Que tenhamos a coragem de nos indignar com o que não concordamos, de forma democrática e livre”.

Por sua vez, o novo segundo-secretário, vereador Leo, destacou o papel independente das câmaras municipais no sistema democrático, que tem como característica a separação de poderes. “Uma casa legislativa se comporta muito mais como representação direta da sociedade, e ela tem que dar espaço e condições de trabalho para todas as correntes de pensamento”, reiterou. “Na forma como foi eleita esta Mesa, eu enxergo aquilo que talvez seja o melhor exemplo de democracia”.

Galeria de Presidentes é atualizada

Ao final da cerimônia, os vereadores, bem como parte do público presente, se dirigiram ao saguão do prédio da Câmara para o ato de descerramento da placa do vereador Cristiano Coutinho como presidente do Legislativo em 2023 na Galeria de Presidentes. Nesse espaço estão registrados todos os parlamentares que lideraram a Câmara de Esteio, desde a emancipação da cidade, em 1955.

Localizada no térreo do Prédio Monsenhor Geraldo Penteado de Queiroz, a versão física da galeria pode ser visitada pelo público durante o horário de expediente. Já a versão online está disponível no portal do Poder Legislativo municipal e pode ser acessada no endereço https://www.esteio.rs.leg.br/institucional/memoria-da-camara/galeria-de-presidentes-1.

Câmara de Esteio empossa Mesa Diretora de 2024 2  Câmara de Esteio empossa Mesa Diretora de 2024 3

Câmara de Esteio empossa Mesa Diretora de 2024 4  Câmara de Esteio empossa Mesa Diretora de 2024 5

Câmara de Esteio empossa Mesa Diretora de 2024 6  Câmara de Esteio empossa Mesa Diretora de 2024 7

Câmara de Esteio empossa Mesa Diretora de 2024 8  Câmara de Esteio empossa Mesa Diretora de 2024 9