Câmara de Esteio passa a contar com língua de sinais

Sessões ordinárias, extraordinárias e eventos específicos terão intérprete da Língua Brasileira de Sinais para promover a inclusão. Anteriormente o serviço já era disponibilizado em solenidades do Poder Legislativo

19/03/2024 - Buscando uma maior participação popular nos debates do Poder Legislativo, a Câmara de Esteio, a partir desta terça-feira (19), passa a contar com intérprete de Libras em suas sessões ordinárias, extraordinárias e atos solenes. O serviço também estará disponível, se necessário, para reuniões especiais e atendimento ao público.

A lei federal 10.436/2002 estabelece, entre outras coisas que deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação. Para o Presidente do Legislativo, Cristiano Coutinho (Republicanos), a disponibilização do serviço é mais uma etapa do processo de aproximação da Câmara de Esteio com a comunidade. “Desde 2023 estamos fomentando, aqui na Câmara, iniciativas que aproximem o Legislativo das pessoas”, afirma. “A comunidade surda deve ser lembrada e respeitada neste processo, não podemos abrir mão deste tipo de inclusão, e assim, dar o exemplo para outros poderes e entidades, difundindo ainda mais o tema”.

A Libras é uma língua de modalidade gestual-visual, onde é possível se expressar por meio de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, com a promulgação da lei federal 10.436/2002, sendo muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, servindo como uma importante ferramenta de inclusão social.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio