Câmara de Esteio poderá ter banheiro equipado para uso de pessoas ostomizadas

A ideia, iniciativa do vereador Luciano Battistello, é garantir acessibilidade aos ostomizados nas dependências do Legislativo

19/07/2023 - O  vereador Luciano Battistello(MDB)  apresentou ontem(18), com aprovação do Plenário, o pedido à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Esteio para que pessoas ostomizadas do município passem a ter, no âmbito do Legislativo,  acesso a banheiros com equipamentos adequados às práticas higiênicas e que atendam suas necessidades especiais. A ideia é que o espaço tenha sanitários adaptados com vaso sanitário normal ou infantil com anteparo seco e sistema de descarga, preferencialmente para fixação em paredes, com altura equivalente ao abdômen das pessoas ostomizadas, para descartar o conteúdo das bolsas coletoras.  Além disso, a sugestão ainda sugere ducha higiênica no vaso sanitário, lavatório para as mãos, suporte para fixação de papel higiênico colocado próximo e em altura compatível com a do vaso sanitário. Lixeira para banheiros, própria para descarte de bolsas coletoras e materiais utilizados na higienização das bolsas coletoras de fezes ou urina também estão previstas.

A mesma proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores no mês passado e encaminhada como anteprojeto ao Executivo  para instalação dos equipamentos em todos os locais de uso público localizados em órgãos  municipais, como postos de saúde, hospitais e prefeitura. “Cada especificidade de adaptação tem objetivo especifico como o espelho que visa facilitar a visualização da bolsa coletora, por exemplo. Cabe ressaltar que a construção de banheiros públicos adaptados não exige tecnologia especial e sua instalação é de baixo custo, ainda mais, se comparados aos benefícios trazidos à dignidade destas pessoas”, destacou.

A proposição ainda prevê a divulgação do Símbolo Nacional da Pessoa com Deficiência, incluindo o Símbolo Nacional da Pessoa Ostomizada, na entrada do banheiro, indicando que aquele sanitário tem instalações apropriadas para estas pessoas.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa