Câmara de Esteio quer informações sobre intensa fumaça na Refap

Refinaria, Prefeitura de Canoas e órgãos ambientais, além do Ministério Público, serão oficiados ainda nesta semana

08/05/2019 - A  eliminação de fumaça intensa em duas chaminés na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap ) ocorrida no último domingo, 5, que  chamou atenção dos moradores, foi abordada  na sessão de ontem à noite (8), na  Câmara de Vereadores de Esteio. Em documentos aprovados em Plenário, por unanimidade, os vereadores Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer (PT) e Sandro Severo(PSB), querem informações da Refap sobre o problema. Para eles, Esteio vem sendo um dos maiores prejudicados em função da poluição. "Os moradores vêm reclamando de problemas respiratórios. Queremos saber que produtos estão sendo queimados e qual é o risco à saúde das pessoas expostas aos poluentes lançados no ar e quais providências estão sendo tomadas para evitar o mau cheiro excessiva queima de resíduos ", explicam. Além disso, o vereador Sandro Severo quer que a estatal informe o resultado do monitoramento do ar das comunidades no entorno da refinaria; o programa de controle de risco de vulnerabilidade (o Plano de Emergência); quais programas de compensação devido as emissões de poluentes provenientes da estatal, bem como a análise de rejeitos e a possível contaminação da água depositada nos arroios Sapucaia e Esteio.

O ofícios serão endereçados ao gerente-geral da Refap, Osvaldo Kawakami; Prefeitura de Canoas e para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Esteio. Além destes órgãos, providências serão solicitadas à Patrulha Ambiental (Patram) e a Fundação Estadual de Meio Ambiente. Segundo o vereador Sandro Severo, nos próximos dias o Ministério Público também será acionado.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
registrado em: ,