Câmara de Esteio terá mandato-tampão a partir de hoje(18)

Nova  Mesa Diretora vai conduzir a Câmara até dezembro. Eleição ocorre na escola Clodovino Soares

A Câmara de vereadores de Esteio vai eleger hoje, 18, a partir das 18 horas, no Centro Municipal de Edcuação Básica Clodovino Soares (rua Ulisses Pimentel, 610, bairro Teópolis), a nova mesa diretora para o mandato-tampão até dezembro deste ano. A medida se dará em função da renúncia da presidente Jane Battistello (SD), na última terça-feira, 11, que estava sofrendo processo de destituição do cargo desde maio, através de Comissão Temporária Processante, instaurada pela maioria dos vereadores no Legislativo esteiense. O relatório de 27 páginas com denúncias de possíveis irregularidades na administração da Câmara de Vereadores,  deveria ser votado em sessão marcada para 13 de agosto, mas com a renúncia, a comissão foi encerrada e o processo, de 400 páginas contra a ex-presidente, conforme o pedido dos vereadores da Comissão Processante, Michele Pereira (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Jaime da Rosa (PSB), será encaminhado ao Ministério Público do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado (TCU) nos próximos dias pela nova Mesa Diretora.
    O dossiê contém depoimentos de diversos funcionários, testemunhas de defesa e de acusação, além de gravações das câmeras internas desde o início da gestão, em janeiro. Na conclusão, o documento opinava pela destituição da presidente: "tem se fartamente comprovado que a Presidente da Câmara, Vereadora Jane Battistello, omitiu-se de atribuições a ela conferidas pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Esteio, notadamente o art. 27 do referido diploma legal, atitude esta que implica na descompostura do exercício da função que ocupa, se lhe impondo a destituição da Presidência".

A ex-presidente vinha desde abril comandando o Legislativo sozinha, depois que os vereadores Beatriz Lopes (vice-presidente), Rafael Figliero (1º Secretário) e Leonardo Dahmer (2º Secretário), renunciaram coletivamente aos cargos da mesa por discordarem da forma como estava sendo conduzida a administração da Câmara.
Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156
registrado em: