Câmara de Vereadores participa de cerimônia de entrega da primeira casa-contêiner

O presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), além dos vereadores Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (MDB), participaram da cerimônia de entrega da primeira casa-contêiner, projeto-piloto da Prefeitura de Esteio, na sexta-feira, 4, no bairro Jardim Planalto. A moradora contemplada, que recebeu novo endereço, na avenida Porto Alegre, 1,426, foi a dona de casa Neusa Cardoso, 55 anos, que anteriormente residia às margens do arroio Sapucaia. A medida, segundo informações da prefeitura,  é de que o processo faz parte de uma experiência que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) está realizando em  busca de melhor alternativa aos kits moradia de madeira atualmente utilizados em reassentamentos. A parceria do projeto, conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Kolrausch, é com o Grupo Colmeia, empresa especializada em módulos habitáveis, que fez a doação.

O prefeito Leonardo Pascoal ressaltou alguns pontos que levaram ao projeto. “O que estamos vendo hoje é a transformação de uma ideia em realidade. Tínhamos 16 famílias vivendo com o aluguel social e todas elas iam até a Prefeitura perguntar quando teriam a tão sonhada casa própria. Todos os municípios sofrem com algum tipo de problema em relação à moradia, mas a construção de novas casas tem muita burocracia e demanda certo tempo. Os contêineres estão presentes no dia a dia de muitas formas. São lojas, restaurantes e escritórios feitos com esse material, que trazem mais economia e segurança. Pensar neles com uso residencial é uma alternativa viável e que pode nos ajudar a dar moradia para esta e outras 15 famílias”, apontou.

O custo estimado de cada unidade do contêiner-moradia é de R$ 35 mil. A  área é de 27,6 m², com pé-direito de 2,5 metros. As paredes são isotérmicas, ou seja, isolam a residência de excessos de calor ou de frio. Em comparação, o kit de madeira atualmente utilizado custa R$ 25 mil, mas tem um espaço menor (21 m²) e demanda mais recursos para conservação e manutenção.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fonte/foto: Prefeitura de Esteio