Câmara descentraliza sessão em comemoração à Semana Farroupilha

Parque Assis Brasil foi palco de diversas manifestações dos vereadores em prol da cultura gaúcha

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

21/09/2023 -  A Câmara Municipal de Esteio realizou na última terça-feira (19) a sessão ordinária descentralizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em comemoração à Semana Farroupilha. A atividade, que vem sendo realizada há muitos anos pelo Legislativo, foi comandada pelo presidente da Câmara, Cristiano Coutinho (MDB), com a participação da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Tatiana Tanara, além dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Fernando Luz (PP), Francisco Alves (Pl), Gilmar Rinaldi (PT), Jorge Elias (PP), Leo Dahmer (PT), Luciano Battistello (MDB), Marcelo Kohlrausch(PSB) e Sandro Severo (PSB) .

Em sua fala o presidente destacou que a Semana Farroupilha é o momento mais importante da cultura gaúcha, onde é celebrada a bravura dos antepassados. "A Semana Farroupilha nos lembra a coragem de nossos antepassados que lutaram pela nossa terra e identidade.  É um período de reflexão sobre os valores que nos fazem gaúchos, como a solidariedade, hospitalidade e determinação", falou. Coutinho também falou sobre as atividades em Esteio e sua contribuição na história do RS. "Desde sua fundação, Esteio tem contribuído na preservação e na promoção destas tradições, garantindo que as futuras gerações possam se orgulhar de sua herança", disse. Sobre a sessão descentralizada, o presidente salientou que é o momento de discutir, não apenas questões legislativas que afetam o município, nas também buscar maneiras visando fortalecer a cultura. "Vamos unir esforços e garantir um futuro melhor para Esteio, onde nossos valores gaúchos continuem a florescer. Que a cultura gaúcha, espelhada em cada CTG ou piquete do município, conte com a força da Câmara de Vereadores", reforçou.

Os vereadores aproveitaram a atividade para destacar os Centros de Tradição Gaúcha, Chama Nativa, Independência Gaúcha, Esteio da Tradição e os diversos patrões de piquetes que festejaram durante toda a semana a data máxima do gaúcho.

A Semana Farroupilha de Esteio (de 13 a 20 de setembro), evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, teve apoio da Associação de Piquetes de Esteio (Aspe), dos CTGs Esteio da Tradição, Quero-Quero, Independência Gaúcha e Chama Nativa e do grupo Cavaleiros sem Fronteira.  Os bailes e shows ficaram por conta do grupo Sina Fandangueira; César Oliveira e Rogério Melo;  Show com Os Fagundes;  grupo Moda Antiga; Gaúchos de Fato; com grupo Tchê Guri e o encerramento foi com Os Serranos. A Chama Crioula foi extinta ontem (20), às 17 horas.