Câmara entrega computador adaptado para aluno da rede municipal
04/07/2025 - A Câmara de Esteio realizou, nesta quinta-feira (3), a entrega de um computador adaptado para o aluno William Figueiredo, da EMEB Edwiges Fogaça. A iniciativa partiu dos vereadores Fernando Luz (PP) e Dr. Cláudio Luciano Dusik (MDB), com o apoio da Prefeitura de Esteio. O equipamento, desenvolvido especialmente para atender às necessidades do estudante com deficiência, é fruto de uma doação do Poder Legislativo para o Executivo.
"Quando cuidamos do recurso público, temos que ter muita responsabilidade, não podemos deixar as coisas estragando, então tivemos a ideia de destinar os computadores que já não estavam sendo mais utilizados, para a prefeitura, para auxiliar no pessoal no atendimento ao cidadão e também de desenvolver um computador adaptado" explicou o presidente da Câmara, vereador Fernando Luz.
A entrega teve início com uma surpresa para William e sua família. Os parlamentares foram até a sala de aula do estudante, onde conversaram com os colegas sobre o valor da inclusão e da acessibilidade no ambiente escolar. Em seguida, o vereador Cláudio Luciano Dusik acompanhou William até a sala de inovação da escola, onde apresentou o funcionamento do equipamento, criado com recursos de acessibilidade que facilitam a comunicação e o aprendizado.
"Durante toda a minha infância, tive brincadeiras adaptadas, e com isso aprendi que a gente pode fazer as mesmas coisas, de uma maneira diferente. Basta criatividade. Quando comecei a perder a capacidade de escrever sozinho, desenvolvi um teclado virtual para me comunicar, e é esse tipo de ferramenta que pode transformar a vida de muitas pessoas”, contou Cláudio.
A entrega do computador também contou com a presença do prefeito Felipe Costella (PL) e do vice-prefeito Rafael Figliero (PP).
Como funciona o computador:
Com o auxilio de um óculos, o aluno visualiza no monitor do notebook um teclado virtual. O programa instalado faz uma varredura em todas as letras do teclado e quando ele chega na figura desejada, é preciso de uma estimulo cerebral, nesse caso, um piscar de olhos.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
Foto: Assessoria do vereador Fernando Luz