Câmara para no feriado de Tirandentes

Amanhã, 21 de abril, feriado em que se homenageia  a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes”, a Câmara de Vereadores para suas atividades e retorna na segunda-feira, 24, a partir das 9 horas.

Feriado:

Tiradentes foi dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento. Foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792. Partes de seu corpo foram expostos nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua casa foi queimada e todos os seus bens confiscados.

Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira. O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

registrado em: , , ,