Câmara participa da entrega de kits de robótica para as escolas municipais

28/03/2019 - Os alunos da rede municipal de ensino de Esteio poderão começar a experimentar as possibilidades de aprendizado usando os kits de robótica educacional entregues pela Prefeitura de Esteio às escolas, na tarde de hoje (28), em cerimônia realizada na EMEB Maria Marques, no bairro Três Marias. Chamado de Kit Explorador Uno, a maleta é composta por uma base de acrílico, rodas, uma placa de circuito interno, motor elétrico, pilhas, baterias e componentes eletrônicos e mecânicos necessários para a montagem de um robô, programado através do software Arduino. Na oportunidade, com olhar atento dos alunos que participaram da entrega, um pequeno robô circulava entre convidados, demonstrando as potencialidades do kit.

Durante a solenidade, com a participação dos vereadores Felipe Costella(MDB), Fernanda Fernandes(PP) e Rute Pereira (MDB), o presidente da Câmara Municipal disse que a ferramenta vai beneficiar o processo ensino-aprendizagem. "Parabenizo o prefeito pela iniciativa. Essa entrega de kits de robótica para as escolas, certamente, será uma solução prática que vem ao encontro de qualificar o aluno na aprendizagem. Na condição de professor, que possamos utilizar o máximo possível essa nova ferramenta”, falou.

O prefeito, que acumula a função de Secretário de Educação, enfatizou a importância da iniciativa como uma nova ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. “Cada vez mais, a gente precisa encontrar alternativas para tornar o trabalho em sala de aula mais dinâmico, mas atrativo, mais interessante, que traga mais significado para a realidade de nossos alunos. Foi com esse intuito que criamos o Setor de Coordenação de Tecnologia e Projetos de Inovação na Secretaria Municipal de Educação e temos procurado fazer investimentos para oferecer às escolas e professores a tecnologia para uso em sala de aula”, afirmou, lembrando que a SME está adquirindo 500 chromebooks para serem usados em diferentes disciplinas nas escolas de Esteio.

Ao todo, 18 escolas receberam o material, que será usado em aulas de automação nas escolas da rede municipal para alunos do Ensino Básico. Conforme o prefeito, primeiramente os professores de Matemática receberão formação da Conceito, empresa que forneceu os equipamentos, para trabalhar o tema com alunos do sexto ao nono ano. "Depois, o projeto EscolaMaker será ampliado para os demais docentes e estudantes das Emebs", falou. Neste projeto, conforme o Executivo, estão sendo investidos no projeto R$ 17,6 mil.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fonte: PME