Câmara participa da inauguração da UBS Padre André Carbonera

A UBS foi instalada no Parque Galvany Guedes, no prédio onde antigamente funcionava a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.

11/04/2023 -  A nova Unidade Básica de Saúde, localizada no Parque Galvany Guedes, no bairro Jardim Plananto, que foi inaugurada na manhã de hoje(11), recebeu o nome de Padre André Carbonera, um dos mais populares religiosos de Esteio, falecido aos 80 anos em 22 de janeiro de 2019. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais, entre elas o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Alves (PL), além dos vereadores Derli Scienza (PP), Fernando Luz (PP), Luciano Battistello(MDB) e Sandro Severo (PSB), bem como famíliares do padre André.

Na oportunidade, Francisco Alves destacou a importância de mais uma unidade de saúde no bairro e parabenizou a administração municipal pela escolha do nome. "É uma honra relembrar a memória de uma pessoa tão peculiar e popular na nossa cidade. Padre André será eternizado em nossas lembranças. Está de parabéns o prefeito Leonardo Pascoal por mais um espaço, fortalecendo a atenção primária em saúde", comemorou.

Em seu discurso, o prefeito Leonardo Pascoal destacou a importância de mais um momento especial para a Administração Municipal, e aproveitou para lembrar um pouco do histórico e razões da implantação da nova UBS. “Inaugurar uma unidade de saúde é sempre um motivo de alegria imensa. Nós tivemos a oportunidade, ao longo dos últimos anos, de abrir diversas unidades e de reformar tantas outras, a exemplo da UBS Jardim Planalto, unidade essa que tem uma das maiores populações atendidas em nosso município”, disse. “Por conta disso, logo no início do primeiro mandato, fizemos a reforma e a ampliação da UBS Planalto. Mas não foi suficiente para que a gente conseguisse, dentro daquela estrutura, atender a nossa população como ela deve ser atendida. Então, como não tinha mais como ampliar aquele espaço, optamos por utilizar este prédio aqui, onde ficava a Secretaria de Meio Ambiente, para que a gente pudesse implantar essa nova unidade de saúde”, lembrou. O prefeito agradeceu a todos que atuaram no projeto, de diferentes pastas da Administração Municipal, e ressaltou que foram investidos mais de R$ 600 mil, em recursos próprios do Município, para a implantação do novo equipamento de saúde público esteiense, que já está funcionando.

Estrutura
Com área total de 507 metros quadrados, a UBS tem dois consultórios médicos, um odontológico e um ginecológico. Além disso, conta com áreas necessárias para a prestação de serviços, como ambulatório, sala de curativos, sala de vacina, sala de espera e acolhimento, sala de expurgo e sala de esterilização, bem como espaços administrativos, para reuniões, para descanso de funcionários, almoxarifado e banheiros com acessibilidade, entre outros.

A UBS foi instalada no prédio onde antigamente funcionava a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que passou por uma ampla reforma. Entre as intervenções, foram realizadas a troca de todas as esquadrias internas e externas, do piso e do forro; instaladas divisórias de gesso, sanitários e novas redes hidráulica, elétrica e lógica; e construída uma área coberta. O prédio recebeu novas pinturas, externas e internas, e também foi cercado com tela. Foram investidos R$ 490,2 mil na reforma. Além disso, foram investidos mais R$ 135 mil em equipamentos e materiais, recursos próprios da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A UBS Padre André Carbonera passa a atender cerca de metade da população hoje referenciada na UBS Jardim Planalto. Para isso, duas equipes de Estratégia de Saúde da Família serão alocadas na nova unidade (equipes Boqueirão e Das Américas). As outras duas (Santo Inácio e Jardim Planalto) continuarão no antigo posto de saúde. Ao todo, serão 20 profissionais atuando na nova UBS entre médicos, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e pessoal da área administrativa, entre outros servidores.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

Fonte: Prefeitura de Esteio