Câmara participa de reinauguração do Museu Histórico de Esteio

20/05/2019 - O vereador Felipe Costella (MDB) participou na manhã desta segunda-feira, 20, da reinauguração do Museu Histórico de Esteio, agora localizado no Seminário Claretiano (Rua Padre Roberval Laperer, s/nº). Oficialmente inaugurado em setembro de 2015 junto à Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, o Museu Histórico de Esteio (MHE) recebeu em espaço mais amplo para as exposições, visitas de escolas e demais atividades que vão contar a história do Município.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal destacou as diferentes conquistas que reúnem-se no Seminário. “Temos aqui a restauração, de uma forma material, de mais um prédio deste complexo histórico, patrimônio tombado pelo Município e pelo Estado do Rio Grande do Sul. Também há a preservação da memória, através de diferentes exposições que se sucederão ao longo do tempo”, apontou. “Este espaço não é da Prefeitura, mas sim de Esteio. Um espaço cultural destinado ao envolvimento da comunidade em rodas de conversa, saraus, apresentações artísticas e entre outras programações, que reunirão famílias, amigos, escolas e afins”, falou.

O vereador Felipe Costella parabenizou o prefeito Leonardo Pascoal e toda sua equipe por mais um projeto realizado com sucesso. "Aproveito a oportunidade para convidar a comunidade para conhecer o nosso museu histórico, que está localizado no Seminário Claretiano", destacou.

A reforma e a revitalização do prédio que comporta o Museu no Seminário Claretiano ficou a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) que, com recursos oriundos de um projeto junto ao Ministério do Turismo, investiu R$ 225,4 mil.  A administração, a atenção e os cuidados com o Museu são feitos pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). Responsável pela pasta, Rafael Figliero falou sobre a gratificação em recuperar mais um prédio de patrimônio histórico da cidade. “As primeiras exposições foram feitas com peças antigas doadas pelos moradores de Esteio. Porém, com o aumento do acervo e o desejo de trazer para Esteio exposições que proporcionassem, também, a interatividade, pensou-se na instalação do MHE em um espaço que completasse esses objetivos. A nova proposta do museu é dinâmica, com exposições diferenciadas”, afirmou.

Os horários de funcionamento serão nas terças e quintas-feiras, das 8h às 14h, e nas quartas e sextas-feiras, das 13h às 19h. Nas segundas-feiras o espaço não abrirá para o público. Escolas interessadas em realizar visitação organizada com suas turmas, podem agendar e tirar dúvidas via e-mail (museu.historico@esteio.rs.gov.br).

Fonte e fotos: PME