Câmara participa do lançamento das obras de ampliação no Hospital São Camilo

Centro Obstétrico, ala de internação materna e UTI Adulto do Hospital São Camilo receberão as reformas com entrega programada para este ano

04/05/2023 -  Foi assinada na tarde de hoje(4), a ordem de início das obras de reforma e ampliação  da UTI Adulto, ala de internação materna e do Centro Obstétrico da Fundação da Saúde Pública Hospital São Camilo. A cerimônia, que ocorreu no auditório da fundação, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Cristiano Coutinho (MDB), dos vereadores Derli Scienza (PP), Fernando Luz(PP), Fernanda Fernandes (PP), Francisco Alves (PL) e Luciano Battistello(MDB), além de autoridades estaduais e locais. O documento, liberando a reforma de 399,5m² na UTI Adulto e 737,65m² no Centro Obstérico, foi assinado pelo prefeito, Leonardo Pascoal, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), Arita Bergmam e pela diretora-geral da Fundação, Ana Boll.

Na oportunidade, Cristiano Coutinho, destacou que a saúde é pauta prioritária nesse governo, e toda iniciativa de qualificação da estrutura física que visa a melhoria do atendimento à população deve ser comemorada. “Hoje é um dia importante para Esteio e para a saúde pública. Mais uma vez, tenho a honra de participar enquanto presidente do Poder Legislativo deste ato,  ao qual tenho certeza trará mais conforto e comodidade ao nossos pacientes e também mais recursos aos nossos profissionais da saúde”, disse. O presidente ainda salientou que a Câmara de Vereadores vem propondo, buscando recursos e, principalmente, agilizando os processos que chegam até o Legislativo, gerando celeridade nas propostas e ações que o governo busca através de politicas publicas para melhorar a vida das pessoas. “Dentro de alguns meses, teremos uma importante entrega para nossa cidade, que será possível a partir de recursos do Projeto Avançar do governo do Estado e também recursos da Prefeitura de Esteio As pessoas são prioridade e, por isso, todo empenho em oferecer um atendimento de saúde humanizado, com qualidade técnica, em um ambiente adequado e confortável deve ser celebrado”, comemorou.

O prefeito Leonardo Pascoal também falou da parceria do Governo do Estado, agradecendo a Secretaria Estadual de Saúde pela liberação de R$ 2 milhões para o projeto, recursos oriundos do programa Avançar, e ao parlamento gaúcho pela aprovação de mudanças que possibilitaram os investimentos. “Quando iniciamos a nossa gestão, em nenhum momento imaginávamos fazer uma obra em parceria com o Estado. O que fazíamos era a duras penas, com recursos municipais, fruto de muita economia. Estamos em outro momento agora. Fazer uma obra em parceria com o Estado é uma demonstração da assertividade das ações da agenda proposta pelo governo gaúcho, mas também do entendimento que a Assembleia Legislativa teve ao aprovar projetos tão importantes que possibilitaram o Avançar”, afirmou. O prefeito ainda reforçou que não haverá mudanças no atendimento. "Durante as obras, os pacientes serão realocados em outras áreas, não necessitando, assim, a suspensão de serviços ou mudanças drásticas de atendimento", informou. Encerrada a solenidade, os participantes fizeram uma visita ao espaço onde serão realizadas as obras.

UTI Adulto
Qualificação da estrutura física, perfazendo uma área total de 399,5m². A qualificação contemplará novo sistema de ar-condicionado com filtragem especial, adequado ao atendimento intensivo, nova distribuição dos 10 leitos de internação, reformas do posto de enfermagem e prescrição médica central, da sala para acompanhantes e visitantes. Serão investidos R$ 1,34 milhão no projeto, sendo R$ 1 milhão do Avançar e R$ 340 mil do Município

Centro Obstétrico e Internação Materna
Qualificação da estrutura física da unidade, perfazendo uma área total de 737,65m², com construção de novo centro obstétrico com duas salas cirúrgicas para cesarianas e três salas para pré-parto, parto e pós-parto, totalmente adequadas a nova legislação. Também serão criados espaços mais humanizados e acolhedores para atendimento as gestantes, familiares e recém-nascidos. A área de internação materna ficará com 19 leitos de alojamento conjunto mamãe/bebê, distribuídos em oito quartos semi-privativos e dois quartos privativos, todos voltados para área verde do hospital. Toda área apresentará um novo fluxo de acolhimento, atendimento ao parto e internação, com novos revestimentos, mobiliário, climatização e iluminância adequada. O valor total da obra será de R$ 1.24 milhão – R$ 1 milhão do Avançar e R$ 240 mil da Prefeitura de Esteio.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

Informações das obras: Prefeitura de Esteio