Câmara vota quatro projetos, durante sessão ordinária desta semana

Proposições criando vagas na área de saúde e concedendo crédito especial para custear diagnósticos de coronavírus foram aprovadas.

01/07/2020 - Na noite de terça-feira (30), quatro projetos foram votados pela Câmara de Esteio, durante a 22ª sessão ordinária de 2020. Todos são de autoria da Prefeitura e foram aprovados com o voto favorável da totalidade dos vereadores presentes. Dentre eles estava o PL 148/2020, que cria uma vaga de enfermeiro assistencial e duas de médico generalista, na estrutura administrativa do Município.

Confira abaixo as demais proposições votadas na ocasião:

PLs 144 e 145/2020: autorizam a abertura de créditos suplementares – que são quantias em dinheiro destinadas a reforçar dotações já existentes no orçamento. O  PL 144 destina R$ 495.304,52 à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para cobrir despesas com a manutenção da iluminação pública da cidade. Já o segundo injeta R$ 424.683,47 na mesma pasta com o objetivo de pagar serviços urbanos e de coleta de lixo.

PLs 146/2020 é um crédito especial – ou seja, valor que não estava previsto no orçamento deste ano. São aplicados R$ 75.000,00 na Secretaria de Saúde para quitar os custos com a análise de exames destinados a diagnosticar casos de covid-19.

Grande expediente

Fizeram uso do grande expediente os vereadores Sandro Severo (PSB) e Assis Brasil (PT). Sandro fez um breve relato sobre como está o andamento do inquérito civil - de sua autoria - ao Ministério Público (MP) sobre a questão das contas abusivas da Corsan, em Esteio. O documento foi entregue pelo parlamentar à Promotoria, no final de maio. Ainda em sua fala, o pessebista relatou que, em um primeiro momento, o MP notificou a Corsan e, diante da resposta da empresa, enviou novo pedido de esclarecimentos detalhados quanto aos valores das tarifas, solicitando a juntada da medição dos últimos doze meses dos endereços para justificar os valores cobrados. A companhia tem até o início de julho para remeter a resposta.

O vereador também alertou que a empresa não está fornecendo desconto nas faturas sobre os valores cobrados a mais pela média e pediu que estabelecimentos de ensino façam essa averiguação, uma vez que, mesmo estando fechados, podem estar pagando mais pela água do que o consumo real. Sandro finalizou seu pronunciamento agradecendo à Promotoria pela condução do inquérito.
Por sua vez, Assis utilizou o espaço para falar sobre a pandemia de coronavírus. O petista fez a leitura dos dados de casos no mundo, no País, no Estado e no Município, salientando que a situação tende a piorar com a chegada do inverno. Outro ponto abordado foi a ida de professores às residências de alunos no período de bandeira vermelha. O parlamentar fez um apelo para que a administração municipal repense este método para não expor professores, alunos e familiares a riscos de contaminação.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio