Cartazes com a foto de criminosos condenados levam nove fugitivos à prisão

Cartazes foram afixados em prédios públicos do Município,  em locais de grande circulação de pessoas

23/02/2018 -  Nove dos 21 foragidos condenados que estão estampados em cartazes em Esteio foram presos nos últimos dias pela Brigada Militar. A informação é da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, responsável efetivação da Campanha Permanente de Divulgação dos Condenados Foragidos, lançada em janeiro deste ano.  A iniciativa, inédita no RS, é do presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Sandro Severo (PSB), que teve apoio dos empresários, órgãos de segurança do município e do estado, além da Vara Criminal da cidade e Corregedoria Geral de Justiça do RS.
    Junto com a imagem e o nome, estão divulgados números de telefone da Polícia Civil com o disque-denúncia, de forma anônima, da Brigada Militar; Guarda Municipal e a Polícia Civil.   A denúncia pode ser feita para os números (190, 153 e 197). Os cartazes foram afixados em prédios públicos do Município e em locais de grande circulação de pessoas.
Segundo o comandante do 34° Batalhão de Policia Militar de Esteio, major Rogério Pereira Martins, 70% dos crimes são praticados por delinquentes  foragidos dos sistema carcerário.
    O vereador destaca que, na contramão do Rio de Janeiro, Esteio vem fazendo com que a comunidade volte a ter a sensação de segurança, já que está listada pelos órgãos de segurança entre as 20 cidades mais violentas do estado.  A ideia, conforme o parlamentar, é que os bancos também afixem os cartazes, inibindo ainda mais a ação dos criminosos no município. Os comerciantes, aos poucos, devem aderir à campanha.

A campanha

A proposta, aprovada pela Câmara de Vereadores, lançada em maio de 2017, aguardava apenas a liberação da lista dos procurados pelo judiciário e  teve apoio de todos os setores de segurança do município, a exemplo da Brigada Militar; do Conselho Pró-Segurança Pública de Esteio (Consepro); do Judiciário e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado. A atualização das informações dos  cartazes, feita pela Secretaria de Segurança, é semanal e, sobre a foto,  é colado um adesivo informando a prisão do fugitivo.
Além disso, com a medida, municípios vizinhos já buscaram o modelo para implantação. Uma das últimas cidades foi Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. São Leopoldo, Cachoeirinha, Canoas, Sapucaia do Sul, entre outros municípios do Vale do Sinos também pretendem fazer o mesmo.

Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156

registrado em: ,