Cartazes com fotos dos foragidos condenados: Grupo de trabalho monta estratégia para dar início à implantação da ferramenta de segurança nas próximas semanas

Os setores de segurança de Esteio se reuniram na manhã de ontem(10), na Associação Comercial e de Serviços de Esteio (Acise) para definir o material gráfico e as ações para a implementação da proposta que pretende colocar cartazes com fotos dos foragidos condenados, com trânsito em julgado, em locais públicos do município. Na oportunidade, com a participação do proponente, vereador Sandro Severo (PSB); do comandante do 34º BPM, José Nilo Correa; do delegado de Polícia Civil, André Sperotto; do secretário de Segurança do município, Roberto Damasceno; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Celso Dalmás e do presidente do Consepro, Longuinho Muzikant, foi estabelecido, entre outras medidas, que a Secretaria de Segurança deverá monitorar a fixação dos cartazes e controlar os nomes dos que já foram presos pela Brigada Militar.  Além disso, o modelo dos cartazes (layout);  o modo de informar à comunidade, na hipótese de o foragido ser preso, e as recomendações sobre  o perigo da abordagem pelos moradores em situações de reconhecimento, estiveram entre os pontos discutidos.  Segundo sugestão do vereador Sandro Severo,  caso o foragido seja capturado,  poderá ser colocada uma faixa ou sombra sobre a foto para que todos tenham conhecimento.

Sobre o perigo da abordagem pelo morador, o comandante da BM recomendou que informações, a exemplo de não abordar o indivíduo, ou tentar prender, estejam claras no cartaz.  "Esta medida visa garantir a integridade das pessoas que reconhecerem o fugitivo. É preciso ligar para a BM", solicitou, destacando os números 190, da Brigada Militar, e 153, da secretaria de Segurança.

A confecção do material também esteve em pauta. Conforme o grupo de trabalho, as empresas e comércio também podem participar. A princípio, conforme o grupo de trabalho, o custo deverá ser bancado pelo Consepro. Os locais definidos para a afixação dos cartazes são:  Câmara de Vereadores, Prefeitura, Postos de Saúde e  secretarias municipais. A ferramenta, que segundo o presidente da CDL, Celso Dalmás, será extremamente benéfico para a segurança local.

A ideia, conforme o grupo, é que todo o planejamento esteja encerrado até o final do mês. O segundo encontro será agendado na próxima semana.

A iniciativa é inédita no estado.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156