Cláudio Dusik vai palestrar na Semana da Pessoa com Deficiência na Câmara de Vereadores

"Projetando o Futuro: tecnologia e possibilidades" será o tema da palestra do psicólogo e doutor pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFGRS), Cláudio Dusik, que ocorrerá durante a semana da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto. A dia do "bate-papo", que vai integrar o ato solene em homenagem às Pessoas com Deficiência, de iniciativa do vereador Felipe Costella(MDB),  ainda está sendo preparado pelo palestrante e, em breve será informado pelo orador.  O anúncio do convite para a palestra foi feito hoje(24), pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo (PSB), durante a visita de Dusik ao Legislativo, que também contou com o vereador Felipe Costella; o diretor-geral, Adriano Coutinho e o amigo Deivid Arnold. Para o presidente, esta é a primeira vez que Cláudio Dusik, que também é suplente de vereador pelo MDB,  palestra na Câmara de Vereadores.

A palestra vai abordar, através de depoimento pessoal, o potencial da vida humana e aborda a superação de desafios. Aborda ainda o sucesso de práticas inclusivas e barreiras que precisam ser vencidas. O tema discorre sobre Educação em Direitos Humanos e em Informática na Educação Especial, ênfase em Ambientes Digitais/Virtuais no processo de ensino-aprendizagem, inclusão digital e desenvolvimento humano. "Objetiva ainda aperfeiçoar, formar, promover conhecimentos específicos e desenvolver competências para orientar, produzir e apoiar a utilização de tecnologia assistiva, visando a melhor autonomia nos afazeres e atos comuns da vida diária, alicerçadas na premissa da inclusão escolar, social e digital de sujeitos com necessidades educacionais especiais no cenário sociocultural contemporâneo", afirmou.

Sobre Dusik:

Cláudio Dusik, 41 anos, que sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) do tipo Werdnig-Hoffmann em estágio avançado. Claudinho, como é conhecido, agora possui o título de doutor, conquista alcançada em maio, em tese defendida na Universidade Federal do RS (Ufrgs). Dusik, que já planeja um título de pós-doutorado, desenvolveu uma interface entre o computador e pessoas com incapacidade grave, para comunicação por piscadas de olhos: A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação. O equipamento, o dispositivo Muse Interaxon. fica posicionando na testa e possibilita a comunicação através do teclado virtual. É servidor da prefeitura de Esteio e formado em Psicologia pela Ulbra, também apresentou como defesa de tese em Mestrado, há cinco anos,  o desenvolvimento de um teclado virtual. Estudou computação, eletrônica, neurociências e engenharia de software.

Por Terezinha Bobsin