Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de seminário na Câmara de Esteio

 


A Câmara de Vereadores de Esteio está sediando durante todo o dia de hoje(18) o "I° Seminário Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", promovido pelo Conselho Tutelar de Esteio, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), e Câmara de Vereadores. O evento marca o 18 de maio,  o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade, que ocorre no Plenário do Legislativo,  tem como tema da campanha  “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. 

O seminário, que teve solenidade de abertura às 9 horas, contou com participação do presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB) e Leonardo Pascoal (PP), visa mobilizar a sociedade em geral sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violação, trouxe como palestrantes o ex-conselheiro Tutelar de Eldorado do Sul e acadêmico em Gestão Pública, Lodear Carlos Hahn, e conselheiro de Flores da Cunha, Ricardo Muzzi.  Primeiro a palestrar, Hahn entre outros assuntos, abordou os artigos 41 e 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente,  destacando que "é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente". 

O seminário tem como público-alvo profissionais e gestores que atuam nas redes de proteção a crianças e adolescentes com direitos violados.  De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os cuidados com as crianças e adolescente devem ter prioridade absoluta e são de responsabilidade do Estado, da sociedade e das famílias.

A realização do seminário tem apoio da Câmara de Vereadores, a pedido do vereador Leonardo Dahmer (PT).


Saiba como denunciar

O Disque Direitos Humanos (Disque 100), coordenado pela SDH, é o principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos com a sociedade. Trata-se de um serviço de atendimento telefônico gratuito criado para receber denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos, em especial as que atingem populações com maior vulnerabilidade. Ou entre em contato com o Conselho Tutelar pelo telefone (51) 3473-0350.

 

Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156/RS

registrado em: ,