Comissão de Educação discute quadro de funcionários e estrutura das escolas estaduais

Na tarde desta terça-feira, 22, os vereadores integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Bia Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal (PP) se reuniram com a representante de Recursos Humanos da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, Ivana Santos Barbosa Gil. O encontro teve como propósito compreender a situação da infraestrutura das escolas estaduais em Esteio e o quadro de funcionários. De acordo com a vereadora Bia, que preside a comissão, a comunidade vem fazendo questionamentos aos gabinetes em relação a estes assuntos.

Os vereadores também trouxeram demandas sobre a situação de funcionários concursados que viriam a assumir postos, além de contratos emergenciais. De acordo com Ivana, Esteio foi um dos primeiros municípios a ser contemplado com o fechamento de todo o quadro de professores, “quase completo em todas as escolas”. A funcionária ressaltou que falta apenas um professor de Fundamentação e Logística na Escola Municipal Bernardo Vieira de Melo. Contudo, devem ser feitos ajustes com outros professores, “conseguindo contemplar essa situação”, argumentou.

Ainda de acordo com a funcionária, alguns setores, apesar de já contarem com empregados em atuação, precisariam de mais funcionários devido a sobrecarga nas funções. Como exemplo, citou o caso da biblioteca do Colégio Estadual Augusto Meyer, que necessita de um profissional de 20h, além de empregado para atuar na Orientação e Supervisão da Escola Bairro do Parque.

Em relação à infraestrutura, Ivana informou que as escolas Augusto Meyer e Jardim Planalto devem receber verbas em breve para obras. Já a escola Santo Antonio Maria Claret está em fase de conclusão das reformas.  Participaram da reunião a secretária de Educação, Carla Escosteguy e a integrante da secretaria, Grasiela Maciel.

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha bobsin reg prof MTb/RS 7156