Comissão de Educação trata de situações pontuais das escolas

A secretária interina de Educação, Rosemery Marques Cutruneo, esteve na tarde de hoje(8), em visita à Comissão de Educação da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP), Márcio Alemão (PT) e Rute Pereira (PMDB). Na pauta, questões pontuais das escolas da rede municipal de ensino, a exemplo do funcionamento da inclusão de  alunos com necessidades especiais no que tange aos cuidados com higiene, alimentação e locomoção e o auxílio  na execução das atividades pedagógicas desenvolvidas na rotina da escola. Assuntos como o estoque de alimentação dos alunos, a necessidade de contratação de professor itinerante e auxiliar inclusão, bem como a solicitação dos professores à comissão de criação de um plano de saúde estiveram entre os temas abordados.

Segundo Rosimery Cutruneo, o estoque dos alimentos para as escolas está completo e a próxima compra destinada aos meses de novembro e dezembro, através de licitação, já está em andamento. Sobre a contratação de professores, a secretária interina relatou que ainda faltam 22 auxiliares de inclusão, mas que nenhuma criança com necessidade especial está deixando de ser atendida. Ela explicou que, por orientação do Jurídico da Prefeitura, serão feitas terceirizações na área. "Estamos realizando várias ações para que nenhum aluno fique sem atendimento. Inclusive ampliamos algumas cargas para 40 horas", disse a representante da SMEE. A secretária também afirmou que Esteio é o único município que possui auxiliar de inclusão. "Temos alunos com paralisia total e que já estão interagindo em função das auxiliares. Para cada um destes alunos, temos um auxiliar, o que deixa as famílias felizes", pontuou.

Questionada pelos vereadores, Rosemery falou sobre o funcionamento o sistema de acompanhamento escolar, o Educaweb. O método, criado pela empresa Metaway,  foi implantado nas escolas da rede municipal no ano passado. O  objetivo é  a disponibilização das informações dos alunos da rede municipal de Educação, como nota e frequência, tanto para o educadores como para os pais. A secretária, que vai levar a solicitação dos professores ao secretário titular, Marcos Dal'Bó,  também sugeriu que os vereadores conheçam o site do QEdu, que é uma plataforma que contém os principais dados do nosso ensino básico. "Ali podem buscar todos os índices de Esteio", finalizou.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156