Comissão de Finanças debate relatório de metas fiscais do município

No âmbito da Comissão de Finanças e Orçamento, ocorreu, na tarde de hoje (24), uma audiência pública com o intuito de analisar o relatório de avaliação das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2016. Participaram da reunião os vereadores integrantes da comissão, Leonardo Pascoal (PP), Jane Battistello (PMDB) e Felipe Costella (PMDB), além de Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Dahmer (PT). A diretora da Secretaria Municipal de Arrecadação e Gestão Financeira, Sônia Vieira, e o contador geral Fábio Gonçalves representaram o Executivo.

Foram apresentados dados relativos às receitas orçamentárias do município, da administração direta – incluindo o Plano Municipal de Educação (PME) e Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) – e receitas intraorçamentárias. Também foram divulgados números sobre as despesas do município. De acordo com Sônia, a receita total por fonte tem previsão de R$ 237,5 milhões, tendo arrecadado, até o momento, R$ 78,7 milhões. Já no que compreende o RPPS, foram arrecadados R$ 3,7 milhões, sendo que a previsão era de R$ 12,3 milhões.

Questionada pelo presidente da comissão, vereador Leonardo Pascoal, sobre projeções de 54% em gastos de pessoal, Sônia destacou que o município trabalha em limite prudencial. “Na apresentação atual, esse impacto não aparece porque ainda não compreende o reajuste. No segundo quadrimestre, vai refletir”, disse.

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Ediação: Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156