Comissão de Saúde analisa relatório de gestão dos recursos do SUS

O secretário de Saúde, Gerson Cutruneo, apresentou na tarde de hoje (7), aos vereadores da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Rute Pereira (PMDB), Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), o relatório de gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (Sus), relativo ao 3º quadrimestre de 2016, principal ferramenta de acompanhamento da gestão da saúde no município.  No relatório,  onde são comprovadas  as aplicações dos recursos, estão os atendimentos entre os meses de setembro e dezembro de 2016, nas 11 unidades de saúde, nas áreas médicas, odontológicas e na enfermagem, bem como nos centros de Atendimento Psicossociais, assim como a  lista de espera por exames e atendimentos de especialidades no período.  O documento demonstra, ainda, os gastos e receitas, com recursos de origem municipal, estadual e federal, apontando um saldo de R$ 6,5 milhões no quadrimestre.
    Com a presença dos vereadores Sandro Severo (PSB) e Euclides Castro (PP), foram tratadas também questões relativas ao Hospital São Camilo, especificamente sobre a situação do laboratório para exames com urgência. Segundo o secretário, até que seja feita uma nova licitação, que vai abranger, além do hospital, a rede básica de saúde, o laboratório que já está atendendo se manterá por dois meses. "Estamos com o atendimento do laboratório LaFon, que ficará no serviço até que saia a licitação na forma que atenda toda a demanda da saúde do município, sem separação entre o hospital e a rede básica", disse.  O secretário, questionado pelos vereadores, falou que a ideia é chamar os concursados do São Camilo.  Também falou sobre o retorno dos convênios na fundação. "Precisamos trabalhar para buscar alternativas para manter o hospital, que tem um déficit de R$ 850 mil por mês", afirmou.
  O Relatório de Gestão é o instrumento da gestão do SUS, do âmbito do planejamento, e tem a finalidade de apresentar os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde, orientar a elaboração da nova programação, bem como eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no plano de saúde da esfera municipal. Sua apresentação à Câmara de Vereadores está prevista na Lei Orgânica do Município.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156