Comissão de Saúde debate falta de médicos e condições precárias de postos de saúde

Na tarde desta terça-feira (27), a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social da Câmara, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT), recebeu os diretores técnico da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio, Sandra Mokva, o diretor administrativo, Norberto Bierhals,  além da secretária municipal de Saúde, Ana Paula Goularte. Eles foram convidados a prestar esclarecimentos em função de denúncias sobre a falta de médicos e a situação dos postos de saúde do município.

Para o vereador Jaime, é preocupação de todos os parlamentares a situação da Fundação. “Constatei dificuldades sobre a falta de médicos. Uma ex-professora foi levar o filho com dormência no braço e tinha que ir ao Getúlio Vargas porque a ala laranja não tinha como atendê-lo. Não havia atendimento de pediatra também”, contou. Os vereadores também questionaram os diretores sobre o contrato de repasse de R$ 300 mil para a efetivação de cirurgias mensais, além das verbas para agentes comunitários de saúde e a falta de pediatras.  De acordo com a diretora técnica da Fundação, Sandra Mokva, na área clínica “nunca faltaram médicos”, pois há três profissionais que atuam à noite e outros três pela manhã. “Não me passaram nenhuma situação de faltas”, afirmou. Entretanto, ela disse que a partir do próximo mês, haverá uma redução do número de médicos na área clínica no período da noite em função de alto custo na emergência e por existirem irregularidades nos contratos. Ela pontuou ainda que, em função das chuvas, houve complicações na UTI do Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia. “Houve superlotação durante três dias. Pedimos suporte pra Canoas mas não conseguimos. Nesses dias pode ter ocorrido alguma eventualidade por ser uma situação atípica”, explicou.

Sobre a falta de pediatras, a diretora conta que foi determinada uma redução na remuneração dos profissionais com o intuito de diminuir os custos do hospital. Com isso, diversas demissões ocorreram. A diretora se comprometeu a procurar formas de contratar novos profissionais.

Parlamentares questionam situação dos postos de saúde

Em visitas feitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Jardim Planalto e Padre Claret no início do mês, os vereadores haviam conferido a veracidade das reclamações sobre os problemas estruturais. Eles se depararam com infiltrações nos tetos e paredes, além de goteiras nos dois postos. No dia 20, foi aprovado um requerimento da comissão solicitando esclarecimentos das direções técnica e administrativa do hospital sobre a falta de médicos para atendimento dos pacientes.

Segundo o vereador Jaime, os parlamentares acreditavam que as unidades básicas de saúde se encontravam em situação normal. Entretanto, quando a comissão visitou os postos, foi notável que havia problemas a serem resolvidos. “O que vimos nem dá para dizer que é uma casa de saúde, principalmente no caso do Jardim Planalto. Não podemos brincar com o dinheiro público”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Goularte, admite que há falhas nas unidades, mas explicou que não existe uma equipe que possa atuar na reforma da estrutura. Contudo, destaca que, em alguns postos, como no caso do Primavera, indivíduos subiram no prédio para tentar roubar calhas, o que causou os defeitos. Ela também disse que correções emergenciais foram feitas, mas deixa claro que será contratada, por meio de licitação, uma empresa para efetuar correções nas unidades Padre Claret, Planalto e Primavera. Ela justifica ainda que parte das obras não foram feitas por causa das chuvas, que impossibilitam o trabalho dos profissionais no telhado. A chuva também foi um problema em postos que tiveram parte de suas estruturas inundadas. Ficou acordado que, a partir desta quarta-feira, será mobilizada uma equipe para analisar os procedimentos a serem tomados. Dentro de um mês, os vereadores deverão cobrar a secretaria sobre as soluções adotadas. Os vereadores Harri Zanoni (PSB), Leonardo Dahmer (PT) Rafael Figliero (PTB) também participaram das reuniões.

Por Marco Prass - estágio de Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb 7156