Comissão de Saúde discute a volta dos convênios na Fundação São Camilo

A volta dos convênios e particulares na Fundação de Saúde Pública São Camilo foi tema da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, presidida pela vereadora Rute Pereira (PMDB), e integrada pelos vereadores Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), juntamente com o presidente do Conselho de Saúde, Luís Antônio, o Diretor Administrativo da Fundação, Dilnei Garate, e a representante do Conselho Diretor da Fundação, Alessandra Favero, na tarde de hoje (02), na Câmara. A reunião também contou com a presença dos vereadores Euclides de Castro (PP), Fernanda Fernandes (PP), Leonardo Dahmer (PT), Márcio Schmidtz (PT) e Sandro Severo (PSB).

O projeto de lei encaminhado pelo Executivo Municipal revoga a Lei n° 5.586/2012, tornando possível o retorno da prestação de serviços aos Planos de Saúde Privados. Na oportunidade, o Diretor Administrativo da Fundação afirmou que o retorno dos atendimentos particulares não irá alterar o recebimento de verbas da Fundação, nem a assistência dos pacientes do SUS. "A volta dos convênios não vai impactar o atendimento da demanda dos pacientes SUS", enfatiza. O presidente do Conselho de Saúde, Luís Antônio, acredita que a volta dos convênios será mais benéfica para Esteio. "Temos que fazer com que o convênio e o SUS tenham a mesma assistência na Fundação", acrescenta.

Os vereadores representantes da bancada do PT, Leonardo Dahmer, Luiz Duarte e Márcio Schmidtz, solicitaram à presidente da Comissão uma Audiência Pública para que a alteração seja discutida de forma mais ampla e com a população, principalmente em relação às mudanças no atendimento dos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde. No entanto, por opção da Comissão de Saúde, o Projeto entrará em Regime de Urgência e será votado na Sessão Plenária de hoje, às 18 horas.

Por Danielle Della Passe - Estágio em Jornalismo