Comissão de Saúde ouve demandas de usuária do SUS

Mulher afirmou que fraldas geriátricas estão com problemas de qualidade, durante reunião da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.

Uma usuária do sistema público de saúde afirmou que fraldas geriátricas do tamanho GG, usadas pela mãe dela e distribuídas pela administração municipal, têm problemas de qualidade. Este foi o principal assunto tratado na reunião da Comissão de Saúde, presidida por Luiz Duarte (PT) e composta por Rute Pereira (MDB) e Mário Couto (PDT). O encontro foi realizado na tarde de terça-feira (23), no segundo andar da Câmara, no qual também estiveram presentes Fernanda Fernandes (PP), Harri Zanoni (PSB), além de representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Saúde.

As fraldas estariam apresentando problemas no uso. Por não terem gel, seriam mais frágeis.  Para comprovar a situação, a usuária trouxe uma das peças para ser testada, durante a reunião. Na ocasião, o produto se rompeu ao ser molhado com água.

Gleisa Regina Pires dos Santos, coordenadora do setor responsável pela compra do artigo, afirmou que o item é encomendado conforme a demanda e as eventuais reclamações são ouvidas. Sobre a atual marca que está sendo distribuída, afirma que dos 111 usuários de fraldas do mesmo tamanho, em toda a cidade, apenas seis reclamaram. “É uma porcentagem muito baixa”, disse.

No entanto, a demanda deve ser encaminhada para a secretária municipal de Saúde, Ana Boll. “Vamos ver qual é o momento de trocar, se há a necessidade de trocar. Vamos ver com a empresa, qual é o procedimento a partir de agora”, declarou Gleisa.

A comissão irá pedir que a Secretaria Municipal de Saúde avalie a situação. “Nós solicitamos o retorno urgente para eles reavaliarem essas fraldas e fazerem compra de fraldas com gel”, afirmou o Duarte.

Por Gustavo Santos  Reg prof MTb/MG 14.986