Comissão de Saúde sugere o uso de prontuário eletrônico no Hospital São Camilo

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, presidida pela vereadora Rute Viegas (PMDB), e integrada pelos vereadores Mário Couto (PTB) e Luiz Duarte (PT), reuniu-se na tarde de ontem(25), na Câmara Municipal,  com a direção da Fundação de Saúde Pública São Camilo para sugerir que os prontuários médicos sejam informatizados. O intuito dos parlamentares é qualificar o processo de atendimento e dar clareza nas informações dos pacientes, bem como o armazenamento de dados.

No entanto, os diretores da fundação, Dilnei Garate e Luís Filipe Vieira, afirmaram que no momento, não será possível realizar a informatização dos prontuários, por falta de recursos financeiros e técnicos. “Não temos recursos para acatar a informatização, pois a implementação do sistema custará em torno de R$ 1 milhão”, afirma Dilnei Garate.

A vereadora Rute solicitou que, enquanto não for viável a informatização, seja conversado com os médicos para que os mesmos forneçam um receituário legível. “É possível conversar com os médicos do Hospital e pedirem que eles colaborem para a elaboração dos prontuários”, enfatiza.

O diretor técnico da fundação, Luís Vieira, informou que está trabalhando com a comunicação interna para facilitar este trabalho, por meio de ofícios e conversas pessoais. “Estamos trabalhando com a comunicação interna para que ao menos seja legível o nome do paciente, a nota de internação e o nome do médico com carimbo e registro”, complementa.

Por Danielle Della Passe - Estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156